Pároco e reitor recebe tÃtulo de cidadão candeiense da Câmara de Vereadores
O pároco, reitor e guardião do Santuário de Nossa Senhora das Candeias, frei Thiago Noronha OFMConv, recebeu neste sábado (30), o tÃtulo de cidadão candeiense dos vereadores. O ato ocorreu durante a visita do bispo da Diocese de Camaçari, Dom Dirceu Medeiros, que visitou oficialmente o Santuário Nossa Senhora das Candeias.
Emocionado, o frade destacou que para ser um bom cidadão de Candeias é preciso amar Nossa Senhora das Candeias. “Fico feliz com o tÃtulo e agradeço de coração. Tudo que fiz aqui foi por Nossa Senhora das Candeias. Uma coisa que é importante para ser um bom cidadão de Candeias é amar Nossa Senhora das Candeias. Desde quando cheguei a Candeias, quando fui nomeado pároco, comecei a amar Nossa Senhora”, afirmou.
Ele contou brevemente como originou o titulo de cidadão, que foram resultados das ações realizadas durante a pandemia do CoronavÃrus, com o santo terço on-line. Segundo o frade, os momentos de oração virtuais possibilitaram a promover campanhas para ajudar o povo de Candeias como doação de cestas básicas e levar o nome da cidade de Candeias para o Brasil. Ele contou ainda que precisou vencer a timidez para realizar as atividades on-line. “Liguei a câmera, comecei a rezar o terço com a imagem de Nossa senhora das Candeias, aparecia só a imagem dela, o povo ouvia minha porque morria de vergonha. Naquele dia apenas 3o pessoas acompanharam o terço. A coisa foi crescendo tanto que chegamos a ter 800 pessoas on-line rezando o terço. Naquele momento, a imagem milagrosa realizou tantos milagres em plena pandemia. levamos a devoção de Nossa Senhora das Candeias para todo o Brasil. Ali, fiz muitas campanhas para ajudar os pobres”, disse o frade.
Proposta pelo vereador Diego Maia (PL), a resolução foi aprovada pelos vereadores no dia 24 de março. “Frei Thiago tem muitos anos aqui no nosso municÃpio, fazendo um trabalho muito bonito de evangelização, social e de acolhimento, Nesse perÃodo de pandemia, teve um trabalho muito digno de acolhimento de forma virtual, onde criou diversas ferramentas e momentos para levar a Palavra de Deus das pessoas que estavam em isolamento”, ressaltou o vereador.