Peregrinação: Fé e devoção reúnem milhares de fiéis em romaria ao Santuário

Testemunhos de fé e declarações de amor a Nossa Senhora das Candeias marcaram a quinta edição da Peregrinação de Luz e Fé, realizada neste domingo (13). A romaria de aproximadamente 10 mil fiéis, de acordo com a Polícia Militar, percorreu um trecho de quatro quilômetros pela BA-522, em direção ao Santuário de Nossa Senhora das Candeias e demonstrou mais uma vez a força da nossa fé. Promovido pela Diocese de Camaçari, o evento teve como tema “Longe de ti Senhor, onde iremos nós? (Jo 6,68)” e reuniu as paróquias dos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova.

“Não tem como deixar de ser emocionante. É uma festa muito bonita. A gente vê que é de fato uma expressão da Igreja viva. As pessoas participam com dedicação, amor e fé. É de fato uma expressão, uma festividade de luz e fé, aonde a gente vê a manifestação das pessoas que de fato depositam a esperança e confiança em Deus”, afirmou o reitor da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, frei Jorge Luiz Soares OFMConv.

A Santa Missa, celebrada pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini, por volta das 6h30, deu início ao belíssimo momento de devoção dos católicos. Ele pediu que os católicos rezassem pelas famílias, para que encontrem o caminho da paz e cooperação, pelos jovens para que possam ter a maturidade da fé e pelos nossos governantes para que Deus conceda a inteligência de pensar no bem comum. “Estamos aqui nesta 5ª Peregrinação de Luz e fé exatamente porque entendemos que a resposta melhor a este desejo de alegria e felicidade vem do Senhor. É com ele que podemos encontrar aquilo que jamais o mundo poderá nos oferecer”, refletiu o bispo.

bispo

Durante a homília, ele falou um pouco sobre o tema da peregrinação, alertando sobre a importância de ter Jesus como guia na nossa caminhada. “Irmãos, necessitamos de Jesus. Longe de ti, onde iremos nós? Só tu, só contigo podemos superar os momentos de medo. Somente contigo, Senhor, podemos ter a criatividade, a inteligência aguçada, potencializada para poder enfrentar os desafios da vida. Só contigo Senhor, poderemos ter o coração mais manso capaz de acolher o outro e perdoar, vencer as tentações da raiva, do ódio e da indiferença”, explicou Dom Petrini.

Um trio elétrico ao som da Banda Paz e Bem animaram fiéis com músicas católicas, além de rezar o Santo Terço. Ao chegar no Santuário, os fieis puderam passar pela Porta Santa do Santuário para renovar seus pedidos, agradecer pelas graças alcançadas e suplicar pelo perdão dos pecados.

O agradecimento pela graça alcançada foi um dos motivos que levaram Maria de Jesus, de 70 anos, da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, de Salvador, a participar pelo segundo ano da Peregrinação. “Minha filha queria muito ter um filho e Deus concedeu essa graça. Não podemos desistir do propósito de conquista que a fé nos dá”, disse.

O encerramento ocorreu na Praça Nossa Senhora das Candeias com a benção do Santíssimo Sacramento e a Consagração à Nossa Senhora. Além disso, foi realizado o rito de Fechamento da Porta Santa do Santuário.

benção

Jovens na fé

A atuação do jovem na vida da Igreja, um dos pontos de reflexão do nosso pastor na peregrinação, foi seguida fielmente pelo jovem Luís Ricardo, de 15 anos, da Paróquia Cristo Ressuscitado, de Camaçari que participou pela primeira vez da caminhada. “Tudo que aconteceu aqui valeu a pena, porque muitas vezes caminhar quatro horas para ir a Igreja é difícil. Digo a todos que ainda não vieram aqui, vale a pena, indico muito. A partir do momento que eu passei pela porta Santa é um ar diferente, uma leveza. Você se ajoelha e ora pelo que você quer é muito bom. É a minha primeira de muitas”, afirmou.

Fechamento da Porta Santa

Após a caminhada que durou aproximadamente quatro horas, foi o realizado o rito de Fechamento da Porta Santa, celebração que marca o encerramento do Jubileu do Ano Santo da Misericórdia da nossa Diocese. Os fieis tiveram a oportunidade de prestigiar o rito que teve a oração e a benção. A abertura da Porta Santa do Santuário foi realizada durante o Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias deste ano.

Instituído pelo Papa Francisco, em 8 de dezembro de 2015, o Jubileu do Ano Santo da Misericórdia refletiu sobre a busca pelo perdão dos pecados. O encerramento mundial acontecerá na Solenidade de Cristo Rei do Universo, no domingo, dia 20 de novembro de 2016, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

fechamento