Semana Santa inicia com Domingo de Ramos; confira a programação

Uma intensa programação com missas, procissões e vigílias foi preparada pela Paróquia Nossa Senhora das Candeias para os fieis que irão participar da Semana Santa. Uma das datas mais importantes da Igreja Católica, a Semana Santa relembra os momentos da entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, no Domingo de Ramos, a Crucificação, na Sexta-Feira da Paixão, e Ressurreição de Jesus Cristo, no Domingo de Páscoa.

As celebrações iniciam no próximo domingo (25), com o Domingo de Ramos.A procissão sairá às 7h das comunidades, com ponto de encontro na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, onde os fieis seguirão em direção ao largo do Santuário Nossa Senhora das Candeias para a celebração da Santa Missa.

A comunidade do Passé também realiza o Domingo de Ramos. A caminhada deixará as ruínas da Igreja Nossa Senhora da Encarnação, às 7h, e a missa acontecerá na Capela Santa Rita e será celebrada pelo frei Thiago Noronha OFMConv.

Procissão do Encontro

Na terça-feira (27), acontecerá às 18h30, a Procissão de Encontro com as imagens de Nossa Senhora das Dores, carregada pelas mulheres, com saída da Fonte dos Milagres; e de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelos homens, com ponto de partida da ladeira do Cruzeiro. O ponto de encontro ocorrerá na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, em frente ao Banco Itaú. Em seguida, os fieis seguirão em caminhada para o Santuário onde participarão da Santa Missa, às 19h30.

A comunidade Virgem dos Pobres, no Malembá, realiza também a Procissão do Encontro, na quarta-feira (28), às 18h30. A imagem de Nossa Senhora das Dores será conduzida pelas mulheres, com saída do Convento das Irmãs Franciscanas; e de Nosso Senhor Jesus Cristo, carregada pelos homens, com ponto de partida do Centro de Formação João Paulo II. Os fieis se encontram na Capela Virgem dos Pobres e o encerramento com a benção na Praça Milton Bulcão Lemos.

Tríduo Pascal

O Tríduo Pascal inicia na quinta-feira (29), com a missa da Ceia do Senhor e do Lava Pés, às 19h30, no Santuário Nossa Senhora das Candeias e nas comunidades Virgem dos Pobres (Malembá), Santo Antônio (Santo Antônio) e São Maximiliano Maria Kolbe (Urbis II). Pela manhã, acontecerá a missa dos Santos Óleos, às 9h, na Catedral São Thomaz de Cantuária, em Camaçari, celebrada pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini.

Já a Sexta-Feira da Paixão, celebrada na sexta-feira (30), o Santuário e as Virgem dos Pobres (Malembá), Santo Antônio (Santo Antônio) e São Maximiliano Maria Kolbe (Urbis II) realizam a Via Sacra, momento que relembra a Paixão de Cristo, a partir das 7h. Na parte da tarde, às 14h30, os fies se unem para rezar a Novena da Misericórdia. Às 15h, haverá a celebração da Paixão e Morte do Senhor e, logo após, a procissão do Senhor Morto.

A Vigília Pascal, no sábado (31), às 19h30, ocorrerá no Santuário Nossa Senhora das Candeias e nas comunidades Virgem dos Pobres (Malembá), Santo Antônio (Santo Antônio) e São Maximiliano Maria Kolbe (Urbis II).

A Procissão da Ressurreição do Senhor Ressuscitado será realizada, no domingo (1º de abril), às 6h, no Santuário e nas três comunidades que celebram o tríduo pascal. As missas da Ressurreição do Senhor, seguirá os horários normais no Santuário e nas respectivas comunidades.

Via Sacra da Juventude

A Via Sacra da Juventude também acontecerá na sexta-feira (31), na cidade de Camaçari, com caminhada às 7h. A saída será da Catedral São Thomaz de Cantuária e seguirá em direção ao Morro da Manteiga. Promovida pelo Setor da Juventude da Diocese de Camaçari e será realizada pelo oitavo ano consecutivo. O encerramento contará ainda com a palavra e a bênção solene do bispo Dom João Carlos Petrini.