Em demonstração de fé, fiéis celebram Corpus Christi debaixo de forte chuva

Mesmo debaixo de forte chuva, centenas de fiéis da Paróquia Nossa Senhoras das Candeias participaram, na manhã desta quinta-feira (20), da celebração de Corpus Christi, presidida pelo reitor do Santuário, frei Jorge Luiz Soares OFMConv. A Santa Missa foi celebrada na praça da Matriz.

Antes de acontecer a tradicional procissão pelas principais ruas da cidade, o celebrante perguntou aos fiéis se deveria ter ou não a procissão, já que a chuva estava muito forte e o percurso seria longo. De prontidão, os presentes disseram que tudo deveria prosseguir normalmente e assim foi feito.

O Santíssimo foi exposto no ostensório e levado em carro aberto em procissão pelas seguintes ruas: Missionários, Esperança, Getúlio Vargas, Largo do Santo Antônio, 21 de Abril, 13 de Maio, Praça Doutor Gualberto e finalizou no Largo da Matriz. Nesse momento aconteceu as últimas orações, agradecimento e a benção final com o Santíssimo Sacramento.

Onde tudo começou…

A festa de Corpus Christi foi celebrada pela primeira vez em meados do século XIII, na Diocese de Liège, na Bélgica. A iniciativa surgiu da freira Juliana de Mont Comillon, que revelou o pedido de Jesus, em uma de suas visões, de celebrar anualmente o sacramento da Eucaristia.

Entretanto, apenas no século XIV, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula do Papa Urbano IV, proclamada em 1264, e que tornava a festa da Eucaristia um dever canônico mundial, a festa de Corpus Christi tornou-se conhecida.

O Corpus Christi que significa “Corpo de Cristo” é uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. Além de celebrar o Santíssimo Sacramento, os cristãos costumam ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa.

Texto: Uilson Victor/Pascom- Santuário Nossa Senhora das Candeias