Romaria ao Santuário de Nossa Senhora das Candeias reúne 10 mil fieis em caminhada

Pedidos, renovar promessas, agradecer por graças alcançadas ou demonstrar o imenso amor à Virgem Maria. Não faltaram motivos para cerca de 10 mil fieis, segundo os organizadores, que participaram neste domingo (18) da sétima edição da Peregrinação Fé e Luz, realizada em Candeias, na região metropolitana de Salvador. Em mais de 100 anos de devoção a Nossa Senhora das Candeias, a cidade é um dos maiores centros do turismo religioso do Estado da Bahia, com visitação à Fonte dos Milagres.

O céu nublado e o forte calor não atrapalharam os fieis que percorreram cerca de seis quilômetros (6 km) pelas BAs 523 e 522 em direção ao Santuário de Nossa Senhora das Candeias, único da Diocese. O evento, promovido pela Diocese de Camaçari, teve como tema “Oh Virgem, dai-nos à luz que é Jesus para construirmos a paz”. “Essa peregrinação não deixa de ser uma expressão daquilo que é a unidade da Igreja de Camaçari. O bispo, o clero e os fieis das paróquias que compõem a Diocese que juntos fazem essa peregrinação Santuário Nossa Senhora das Candeias para expressar a sua fé e devoção”, ressaltou o pároco do Santuário, frei Jorge Luiz Soares OFMConv.

A caminhada teve início por volta das 8h15, após a Santa Missa, celebrada em frente à Prefeitura Municipal de Candeias, localizada no bairro Ouro Negro, e presidida pelo Dom João Carlos Petrini. Com o tema dedicado à paz, o bispo diocesano pediu que os fieis busquem promover a união e paz, através luz de Cristo. “Aquilo que mais nos falta nas famílias, nos relacionamentos e nas cidades onde há violência, tiroteio e morte. Necessitamos dessa paz que é somente através de Jesus que a paz vai entrando em nosso coração, na nossa inteligência e pode se tornar uma paz na maneira de conviver e enfrentar  os problemas do dia a dia”, ressaltou o bispo.

Logo após a celebração, bandas católicas, em cima de um trio elétrico, animaram os fiéis durante o trajeto que rezavam também o terço de Nossa Senhora. A novidade deste ano foi a imagem de Nossa Senhora das Candeias que desfilou em carro aberto. “quando as vozes não conseguiam, nossos pés rezaram por nós nesta caminhada”, brincou o bispo. O encerramento ocorreu na Praça Nossa Senhora das Candeias, com a benção do Santíssimo Sacramento.

 

Participando de todas as edições o romeiro da Paróquia Cristo Ressuscitado, de Camaçari, Fugêncio Oliveira, aconselhou sempre pedir bênçãos e graças a Mãe de Deus. “É a sétima vez, firme e forte. Nós precisamos muito dessa Mãe pelo que nós estamos passando. Peço que as pessoas sigam esse caminho que sempre recebe benção. É tanta benção que nós recebemos que Deus coloca para a mãe cumprir para nós”, disse.

Em agradecimento por graça alcançada, o romeiro da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, de Dias D’Ávila, Geraldo Conceição, veio pela primeira vez a Peregrinação Fé e Luz. “Foi a primeira vez. Não vou perder mais . Vim pedi e agradecer pelo meu filho que está trabalhando. Hoje meu filho trabalha junto comigo. É bom, gratificante. É uma viagem que gente faz e voltamos glorificado com o que vemos aqui”, afirmou.

 

PEREGRINAÇÃO

Pelo sétimo ano consecutivo, o evento reuniu todas as 24 paróquias da Diocese de Camaçari, dos municípios de Camaçari, Candeias, Dias D’ Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passe, Simões Filho e Terra Nova. Nas últimas edições, o evento contou com a participação de aproximadamente 60 mil fiéis, sendo 10 mil (2012); 13 mil (2013), 15 mil (2014 e 2015) e 11 mil (2016 e 2017).

SANTUÁRIO

Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção a Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário diocesano em fevereiro de 2014, reconhecida pelo Vaticano. Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de todo o lugar do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres.

 

Pascom- Santuário Nossa Senhora das Candeias

Comentários: