Peregrinação ao Santuário Nossa Senhora das Candeias acontece no domingo (28)
Os devotos de Nossa Senhora das Candeias poderão participar no próximo domingo (28), da Peregrinação Fé e Luz ao Santuário Nossa Senhora das Candeias. A mudança na programação, que costumava atrair milhares de fiéis à cidade de Candeias, na região metropolitana de Salvador, acontece devido à pandemia do Coronavírus. A Peregrinação Fé e Luz, que está na 10ª edição, tem como tema “Óh Virgem das Candeias, amorosa, Mãe que nos protege e nos guia até Jesus, oriente nossos passos para edificar, com esperança e alegria, comunhão fraterna nas famílias, na comunidade e na sociedade”.
Este ano, a caminhada será realizada por foranias. A nossa Paróquia, que pertence a Forania Sagrada Família, se juntará as paróquias São Francisco de Assis, Sagrada Família (Madre de Deus), Paróquia São Gonçalo e Nossa Senhora do Monte (São Francisco do Conde) se encontrarão na Praça Santa Dulce dos Pobres, às 6h, que seguirão até o Santuário , onde participarão da missa campal na Praça Nossa Senhora das Candeias. A concentração será na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro que leva o mesmo nome da Igreja Matriz. “Vamos fazer porque a pandemia está nos deixando. Nós não podemos fazer de maneira tradicional, com aquela grande quantidade de gente que vai até o Santuário de Candeias, mas em cada município. Isto é possível, claro, usando máscara”, explica o bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini.
O evento religioso é promovido pela Diocese de Camaçari e pela Paróquia Nossa Senhora das Candeias, atraindo a cada ano os romeiros das 24 paróquias dos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova, que nos anos anteriores percorreram um trecho de seis quilômetros em direção ao Santuário Nossa Senhora das Candeias. Candeias é um dos maiores centros do turismo religioso do Estado da Bahia, com visitação também à Fonte dos Milagres.
Por conta da Peregrinação Fé e Luz, as missas dominicais acontecem apenas pela manhã, às 6h30 e a campal, após a caminhada. Aos fieis que irão participar da caminhada, a Paróquia Nossa Senhora das Candeias recomenda o uso de máscara e álcool gel para manter os cuidados contra a Covid-19.
SANTUÁRIO
Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção a Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário diocesano em fevereiro de 2014, reconhecida pelo Vaticano. Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de todo o lugar do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres.