Diocese de Camaçari

A Diocese de Camaçari, fundada em 15 de dezembro de 2010, pelo então Papa Bento XVI, é constituída por 27 paróquias das cidades de Camaçari, Dias D’Ávila, Simões Filho, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Terra Nova e Candeias. E tem como bispo diocesano Dom Dirceu Medeiros e, como padroeiro, São Thomaz de Cantuária.

Endereço: Praça Desembargador Montenegro, 09, Centro. Camaçari/Ba.
CEP: 42.800-020
Tel.: (71) 3621-1303 | 3627-6334
Site: www.diocesedecamacari.com.br
E-mail: catedral.cantuaria@hotmail.com
Facebook: @DioceseDeCamacariba
Youtube: @CanalDioceseCamacari

Instagram:@Diocesedecamacariba

 

Bispo Diocesano

Dirceu de Oliveira Medeiros nasceu em 28 de março 1973, em Barroso (MG), filho de Paulo Garcia de Medeiros e Manoela de Oliveira Medeiros. Ingressou em 1995 no Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei, em Juiz de Fora (MG). O novo bispo tem Licenciatura Plena em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Foi ordenado diácono em 28 de julho de 2001 e presbítero em 15 de dezembro do mesmo ano, na Paróquia de Sant’Ana do Barroso.
Na Diocese de São João del-Rei, exerceu diversas funções: animador diocesano das Campanhas da Fraternidade, Vigário Forâneo, Vigário Geral e, de 2018 a 2019, foi Administrador Diocesano. No Regional Leste 2 da CNBB, atuou como coordenador da Comissão de Bens Culturais da Igreja, Vigário Paroquial na Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em São João del-Rei de 2002 a 2004 e Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Prados (MG).
Exerceu a função de subsecretário adjunto geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), residindo em Brasília-DF de junho de 2019 a outubro de 2021.

Foi nomeado pelo Papa Francisco para ser o segundo bispo da Diocese de Camaçari no dia 27 de outubro de 2021. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 04 de dezembro de 2021 na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar em São João Del-Rei (MG) e a posse canônica aconteceu no dia 19 de fevereiro de 2022 na Catedral São Thomaz de Cantuária.

BISPO EMÉRITO

Dom João Carlos Petrini nasceu em Fermo, na Itália, em 18 de novembro de 1945 e é o primeiro bispo emérito da Diocese de Camaçari. Formou-se em Ciências Políticas, na Universidade de Perugia-Itália, em março de 1970. Neste mesmo ano, chegou a São Paulo, ainda leigo, como membro de uma equipe missionária da Diocese de Fermo, junto aos padres Tarcísio Carboni (depois Bispo Diocesano de Macerata), Luigino Valentini e Franco Torresi, para um trabalho no Bairro de São Mateus, na época, o último bairro da cidade, na Zona Leste de São Paulo. Estudou Teologia em São Paulo, na Faculdade Nossa Senhora da Assunção e, em 1974, foi ordenado diácono pelo Cardeal-Arcebispo Dom Paulo Evaristo Arns. Foi ordenado sacerdote na sua cidade natal, Fermo, em 28 de junho de 1975, por Mons. Cleto Belucci.

Após sua ordenação, retornou ao Brasil e se tornou responsável pela Pastoral Universitária da Arquidiocese de São Paulo, atividade que manteve até o ano de 1988. Durante os anos em que esteve à frente da Pastoral Universitária, foram criadas comunidades universitária e pós-universitária, inseridas no mundo do trabalho e da cultura. À pedido do Arcebispo Dom Paulo, Petrini fez o mestrado e doutorado em Ciências Sociais, na PUC de São Paulo. Nos anos seguintes, desempenhou a função de professor na mesma universidade, realizando pesquisas sobre Comunidades de Base e sobre as relações entre religião e sociedade moderna.

Em 1989, mudou-se para Salvador, onde foi Reitor do Seminário Propedêutico (de 1990 a 1997) e diretor do Instituto de Teologia da UCSAL (de 2005 a 2009). Em 2004, foi responsável pela criação do Mestrado e Doutorado em Família na Sociedade Contemporânea, da Universidade Católica de Salvador. Em fevereiro de 2005, foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, pelo Papa João Paulo II, sendo ordenado no dia 10 de março do mesmo ano.

Em 15 de dezembro de 2010, foi nomeado primeiro bispo da então criada Diocese de Camaçari (desmembrada da Arquidiocese de São Salvador da Bahia) e em 19 de fevereiro de 2011, assumiu a Diocese de Camaçari como bispo titular. Foi presidente da Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB, entre os anos de 2011 e 2015, e presidente do Regional Nordeste III, entre os anos de 2015 e 2019. No ano de 2015, participou do Sínodo da Família, como um dos representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Desde 2008, é o diretor da Seção Brasileira do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família, com sede em Salvador/BA.

Ao completar 75 anos, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico ele enviou a carta de renuncia, que foi aceita pelo papa Francisco no dia 27 de outubro de 2021, tornando-se administrado apostólico até a posse do novo bispo.