A Diocese de Camaçari emitiu na manhã desta quarta-feira (18), uma nova recomendação para prevenção do Coronavírus. O comunicado, assinado pelo bispo Dom João Carlos Petrini, reafirma as orientações já emitidas anteriormente nos dias 28 de fevereiro e 17 de março e faz outras recomendações. Todas as missas e celebrações públicas ficam suspensas até o dia 02 de abril.
No comunicado, a Cúria Diocesana informa que as Igrejas e as capelas ficarão abertas para atender os fiéis, para proporcionar a eles a possibilidade de rezar e que o Santíssimo Sacramento poderá permanecer em exposição. As secretarias paroquiais mantenham o funcionamento, alguns leigos poderão manter o plantão para dízimo e para recolher pedidos de visitas aos doentes.
Outras recomendações são: utilizar os meios de comunicações para favorecer o anúncio do evangelho.
Os idosos, crianças e pessoas com problemas de saúde foram dispensados das celebrações. A Diocese de Camaçari recomendou também a suspensão por tempo indeterminado de catequeses, encontros, caminhadas e o mutirão de confissões.
As novenas estão suspensas e as orientações sobre a celebração de Semana Santa e Páscoa terão orientações específicas quando chegarem próximo da data.
Nota, a Diocese de Camaçari reforçou os cuidados que os fieis devem ter para evitar a contaminação pelo coronavírus e outras doenças respiratórias. Entre os cuidados, lavar as mãos por pelo menos seis vezes ao dia, utilizar o braço para cobrir a boca ao espirrar ou tossir e higienizar as mãos com álcool gel.
“NOTA DA DIOCESE DE CAMAÇARI
NOTA PASTORAL Nº 03 REFERENTE À PREVENÇÃO
DO CORONAVÍRUS (COVID-19)
Camaçari, 18 de março de 2020
“Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28, 20)
Caros irmãos e irmãs,
O COVID-19 (Coronavírus) expandiu-se no mundo e está entre nós. Espalha-se com uma velocidade nunca vista e constitui uma grave ameaça para toda a população, especialmente, para os idosos e doentes. Por isso, as autoridades do mundo todo tomam iniciativas para diminuir seus efeitos negativos.
Nós queremos nos ajudar a enfrentar esta circunstância com realismo e com fé no Senhor. Sua Presença fortalece nossa capacidade de estar diante do que acontece com sabedoria e fortaleza. Podemos reconhecer estas circunstâncias como um convite a estarmos ligados ao essencial, mais centrados na Sua Presença. Através das circunstâncias pelas quais o Senhor nos faz passar e respondendo a elas, procuramos responder ao Senhor que nos chama para estarmos mais perto Dele e realizar Seu desígnio, crescendo na fé, na esperança e no amor.
O Evangelho de Marcos relata que os Apóstolos estavam no barco, tinham esquecido de levar pão, estavam preocupados e reclamando uns dos outros. Jesus disse-lhes: “Mas, vocês não lembram de quando multipliquei o pão para cinco mil pessoas? Quanto cestos sobraram? Tendes o coração endurecido? Porque vos preocupais?” (Mc 8, 19-21). Como fazer-nos companhia nestas circunstâncias? De que companhia realmente necessitamos?
Seguindo o convite do Papa Francisco, “continuemos rezando pelos doentes, pelos trabalhadores da saúde e por todas as pessoas que sofrem com essa pandemia”. A Igreja de Camaçari já tinha dado orientações nos dias 28 de fevereiro e 17 de março de 2020, toda via fica valendo as seguintes normas:
Além disso, tendo em vista as manifestações do senhor Governador do Estado, dos Prefeitos dos Municípios de nossa Diocese, a declaração do Presidente da CNBB nacional dom Walmor de Azevedo, recomendamos observar cuidadosamente as seguintes orientações:
1. Ficam suspensas, até o dia 02 de abril deste ano, as atividades em todas as paróquias, inclusive as celebrações eucarísticas e outros sacramentos, (festas de padroeiro, procissões, mutirão de confissões, Via Sacra, etc.);
2. As Igreja e as capelas ficarão abertas para atender os fiéis, proporcionar a eles a possibilidade de rezar. O Santíssimo Sacramento poderá permanecer em exposição. A presença do sacerdote será preciosa para acompanhar esses momentos e para dar orientações. As secretarias paroquiais mantenham o funcionamento, alguns leigos poderão manter o plantão para dizimo e para recolher pedidos de visitas a doentes;
3. Recomenda-se aos sacerdotes que celebrem diariamente a Santa Missa pelo povo, em forma privada, procurando transmiti-la, sempre que possível, através das mídias sociais, para continuar alimentando a fé do povo nestas circunstâncias emergenciais;
4. Incentivar a espiritualidade em família: Leitura orante da Palavra, Oração do Santo Rosário, Via Sacra, acompanhar as Missas pelos meios de comunicação e convidamos a fazer comunhão espiritual recordando que a família é Igreja Doméstica;
5. Os idosos e portadores de doenças cardíacas ou respiratórias, diabetes, hipertensão, devem redobrar os cuidados, evitando sair de casa. Recordando a Campanha da Fraternidade “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), que tenhamos cuidado com as pessoas mais vulneráveis;
6. As circunstâncias pedem que mantenhamos distância das outras pessoas: mantemos a unidade com a oração pelas pessoas que amamos, pelos que sofrem com o coronavírus, pelos profissionais da saúde que são mais expostos ao contágio. Podemos viver essas situações como convite a crescer na fé e na esperança e a realizar atos de caridade fraterna;
7. Diante dos compromissos financeiro das paróquias (pagamento do salário dos funcionários, encargos sociais, etc.) nós confiamos à compreensão dos fieis na manutenção da fidelidade ao Dizimo, a fim de que os compromissos, inclusive a ajuda aos necessitados, possam ser assegurados;
8. Daremos novas orientações sobre as atividades da Semana Santa.
A seguinte nota é válida a partir do dia 18 de março de 2020.
Unidos ao Papa Francisco, rezemos:
Oh Maria, tu sempre brilhas em nosso caminho como sinal de salvação e de esperança. Nós nos entregamos a ti, Saúde dos enfermos, que na Cruz foste associada à dor de Jesus, mantendo firme a tua fé. Tu, Salvação do povo cristão, sabes do que precisamos e temos a certeza de que garantirás, como em Caná da Galileia, que a alegria e a celebração possam retornar após este momento de provação. Ajuda-nos, Mãe do Divino Amor, a nos conformarmos com a vontade do Pai e a fazer o que Jesus nos disser. Ele que tomou sobre si nossos sofrimentos e nossas dores para nos levar, através da cruz, à alegria da Ressurreição. Amém. (Papa Francisco, 11.03.2020)
Rezemos a antiguíssima oração:
Sob a tua proteção buscamos refúgio, Santa Mãe de Deus, Não desprezes as nossas súplicas, nós que estamos na provação, e livra-nos de todo perigo, Virgem gloriosa e abençoada. Amém.
Dom João Carlos Petrini
Bispo da Diocese de Camaçari”
Pascom- Santuário Nossa Senhora das Candeias