Novo bispo da Diocese de Camaçari será empossado neste sábado (19)

O novo bispo da Diocese de Camaçari, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, será empossado em uma cerimônia que acontecerá neste sábado (19), às 16h, na Catedral São Thomaz de Cantuária, em Camaçari. A data marca também as comemorações pelos 11 anos de criação da Diocese. A celebração eucarística será presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Dom Sérgio Cardeal da Rocha, com transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da Diocese de Camaçari. Ele assumirá o cargo após a aposentadoria do bispo Dom João Carlos Petrini.

Durante a celebração, será realizada a leitura das Letras Apostólicas, que é a bula papal de nomeação, onde o Papa Francisco designa o novo bispo para a Diocese de Camaçari. Após a leitura e reconhecida a autenticidade do documento, o bispo Dom João Carlos Petrini entrega  o báculo (cajado) ao novo bispo, convidando-o a sentar na Cátedra como sinal do magistério e autoridade de Pastor da Igreja particular da Diocese de Camaçari.

Em virtude da pandemia do Coronavírus, a celebração será realizada de forma restrita com a presença apenas de leigos das paróquias e pastorais que compõem a Diocese, amigos e familiares do novo bispo, religiosos, seminaristas, diáconos, sacerdotes e bispos que se unirão para acolher o novo pastor.

BIOGRAFIA

Dirceu de Oliveira Medeiros nasceu em 28 de março 1973, em Barroso (MG), filho de Paulo Garcia de Medeiros e Manoela de Oliveira Medeiros. Ingressou em 1995 no Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei, em Juiz de Fora (MG). O novo bispo tem Licenciatura Plena em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Foi ordenado diácono em 28 de julho de 2001 e presbítero em 15 de dezembro do mesmo ano, na Paróquia de Sant’Ana do Barroso.
Na Diocese de São João del-Rei, exerceu diversas funções: animador diocesano das Campanhas da Fraternidade, Vigário Forâneo, Vigário Geral e, de 2018 a 2019, foi Administrador Diocesano. No Regional Leste 2 da CNBB, atuou como coordenador da Comissão de Bens Culturais da Igreja, Vigário Paroquial na Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em São João del-Rei de 2002 a 2004 e Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Prados (MG).
Até junho de 2019, exerceu a função de subsecretário adjunto geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com residência em Brasília-DF.