Missas celebram Festa dos Santos Arcanjos
Diversas celebrações que serão realizadas na próxima quarta-feira (29), marcam as homenagens aos Arcanjos São Miguel, São Rafael e São Gabriel. Pelo segundo ano consecutivo, a procissão luminosa que percorria as principais ruas da cidade não ocorrerá por conta da pandemia do coronavírus. As Santas Missas acontecem a partir das 7h, na Capela Nossa Senhora de Fátima e no Santúario Nossa Senhora das Candeias. Na parte da noite, as celebrações serão realizadas às 18h, na Capela Mãe Rainha, no Passé, e às 19h, no Santuário Nossa Senhora das Candeias e na Capela São José. A data foi instituída pelo Papa Pio XI. No final da celebração, os fieis tiveram as velas abençoadas. Os fieis deverão trazer velas e poderão carregar outros objetos de devoção que serão abençoados no final da celebração.
SANTOS ANJOS
Cada um desses três Arcanjos tem uma função específica. O Arcanjo Gabriel, cujo nome significa “emissário do Senhor”, aparece sempre na Bíblia como o mensageiro de Deus; foi o grande responsável pela Anunciação (Evangelho de São Lucas) à Virgem Maria da concepção e do Natal de Jesus, Filho de Deus. São Gabriel também é o responsável por orientar o profeta Daniel em seus trabalhos proféticos, encaminhando as mensagens de Deus ao profeta.
São Rafael Arcanjo aparece no livro de Tobias. Ele toma a forma humana e guia Tobias e seu pai, Tobit. Seu nome significa “cura de Deus”, por isso ele é tido também como protetor dos médicos e sacerdotes. Ele traz a cura para o corpo e para a alma. São Rafael também é o chefe dos Santos Anjos da Guarda.
Já o Arcanjo São Miguel, cujo nome significa “Quem é um com Deus?”, é protagonista de diversas aparições bíblicas. A mais emblemática é retratada em uma das leituras por que se pode optar nesta data, o Apocalipse. São Miguel lidera os anjos do exército de Deus contra o dragão que ameaça a mulher e seu filho. Ele é o guardião do livre arbítrio e do Reino de Deus, assim como de seus herdeiros, os justos.