Missa solene celebra homenagem à Nossa Senhora das Candeias

A Missa Solene, celebrada na noite deste domingo (2), marcou o dia de homenagens à Nossa Senhora das Candeias, padroeira do município. Milhares de fiéis se reuniram na Praça da Matriz para pedir, louvar e agradecer por graças alcançadas na Virgem das Candeias. A celebração da noite foi presidida pelo bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini que mais uma externou a alegria de participar de mais comemoração à nossa mãe. “Uma grande alegria também para mim participar deste momento precioso, belíssimo, sagrado em que festejamos Jesus que nos é trazido pela Virgem Maria”, disse o bispo. Diversos frades, padres, seminaristas, religiosos e consagrados estiveram na solenidade religiosa.

Durante a homilia, o bispo rezou pelos fieis, fazendo uma saudação a Virgem Maria. Ele fez referencia a citações do Papa Francisco que fala sobre a vida de Cristo iniciada no ventre de Maria. Em outro ponto, o bispo lembra uma frase dita pelo bispo Dom Lucas Moreira Neves que diz “A primeira procissão de Corpus Christi foi quando a Virgem Maria já grávida de Jesus foi até a casa de Isabel para ajuda-la no momento que ia dar a luz a João Batista”.  Ele afirma que os fieis devem aprender a viver a familiaridade com Jesus, que é vivido através da Eucaristia.

O dia festivo iniciou com a Alvorada de fogos e a oração do ofício. Ao longo do dia foram celebradas missas em homenagem à Nossa Senhora das Candeias.

ENCERRAMENTO

As comemorações em honra à Nossa Senhora das Candeias encerram nesta segunda feira (3), com a procissão. A novidade deste ano é a presença da imagem de Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira, nascida na Bahia.

A procissão percorrerá os seguintes locais: praça Nossa Senhora das Candeias (Largo da Matriz), Rua 15 de Novembro, Rua dos Missionários, Rua da Esperança, Rua Getúlio Vargas, Largo do Santo Antônio, Rua Marechal Deodoro, Praça Alzira Ferreira, Rua Sergipe, Rua Tomé de Souza, Rua 14 de Agosto, Largo do Triângulo, Rua 21 de Abril, Rua 13 de Maio, Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, praça Tiradentes, Rua 7 de Setembro e Praça Nossa Senhora das Candeias (Largo da Matriz).

Logo após a procissão, haverá a Benção do Santíssimo Sacramento e será apresentado o casal presidente dos festejos de 2021.

Novenário

Iniciado no dia 24 de janeiro, o Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias teve como tema “Como Igreja missionária, aprendamos com a Mãe das Candeias o que é a Eucaristia”. Durante nove noites, fieis de todo o lugar do Brasil, tiveram a graça de assistir grandes momentos de fé e devoção a Virgem das Candeias.