Fé e devoção marcam primeira noite do Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias
“Sois toda bela, cheia de esplendor”. O verso extraído da Ladainha de Nossa Senhora resume em singelas palavras a noite dedicada a Nossa Senhora das Candeias, momento que iniciou nesta quarta-feira (24), o Novenário em honra a nossa padroeira. Com o tema “Nossa Senhora das Candeias, dá-nos Jesus a tua luz”, os festejos acontecem até o dia 3 de fevereiro. A praça que leva o seu nome se encheu de luz para receber a imagem de Nossa Senhora das Candeias carregada por quatro pessoas. A abertura dos festejos teve início pela manhã com a alvorada de fogos, hasteamento da bandeira e a oração do Ofício de Nossa Senhora.
A primeira noite do Novenário em honra a Nossa Senhora teve como ponto de reflexão o subtema “Outrora, éreis trevas, mas agora sois a luz do Senhor: andai como filhos da luz (Efésios 5,8)”. Celebrando pela primeira vez, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande, Janusz Marian, destacou a alegria de participar do Novenário. “A alegria de estar no meio dessa comunidade, da paróquia Nossa Senhora das Candeias, a gente sente que o povo é devoto de Nossa Senhora”, ressaltou o bispo.
Ele comentou ainda que a devoção a Virgem das Candeias enriquece o trabalho de evangelização. “Em qualquer lugar encontramos devotos de Nossa Senhora e nos enriquece e nos dá força de continuar a missão”, afirmou.
No início da Santa Missa, o pároco da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, frei Jorge Luiz Soares OFMConv. destacou as obras para a construção do palco para a realização dos festejos e fez um agradecimento a presença de todos os paroquianos em uma edição do Novenário. Ele ressaltou a importância de celebrar a fé mariana na busca pela luz que é Jesus Cristo. “Estamos iniciando mais novenário com o coração cheio de fé e de esperança de que Deus agirá na vida de muitas pessoas pela intercessão de Nossa Senhora das Candeias. É muito bonito ver a praça cheia de pessoas, de gente movido pela fé, movido pela devoção a Nossa Senhora das Candeias para juntos elevarmos a voz o nosso louvor a Deus”, reiterou o pároco.
Para a paroquiana Bárbara Santos, a festa em honra a Virgem das Candeias é um momento das pessoas buscarem a sua graça e reavivar a fé. “Espero que os próximos dias venham mais pessoas apesar de estar estava muito cheia a praça. E que pela intercessão de Nossa Senhora muitos alcancem a sua graça. Que cada um de nós fiéis possamos renovar a nossa fé em Nossa Senhora a cada dia”, disse Bárbara.
A celebração contou com a presença de padres, diáconos, irmãs franciscanos, seminaristas, do prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina (PP), da vice-prefeita, Márcia Gomes, do secretário estadual Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, do deputado estadual, Bira Coroa (PT), além de secretários municipais e vereadores.
Homilia
Na pregação, o bispo fez uma referência a duas passagens bíblicas que falam da chegada do Cristo. Ele cita o profeta Isaías que discorre sobre a vinda do Messias para livrar a humanidade das trevas. A segunda parte ele apresentou o trecho do Evangelho de Lucas que fala da apresentação de Jesus no Templo e do encontro com Simeão. “O velho Simeão vendo Jesus nos braços de Maria, vai dizer ele é uma fonte de luz que brilhará para os gentis e para a glória do povo de Israel. Esta oração ressoa cada noite quando a comunidade cristã encerram o dia com as completas, como o cântico de Simeão, ele nos lembra que é uma luz que Simeão encontra nos braços de Maria”, disse o bispo.
Calendário Oficial da Bahia
No mês de novembro, a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou o Projeto de Lei 22.336/2017 que inclui as festividades de Nossa Senhora das Candeias no calendário oficial das festas populares do estado. Com a aprovação, os festejos conta com apoio da BahiaTursa. A proposta, de autoria do deputado estadual Bira Coroa (PT), foi sancionada pelo governador Rui Costa em 28 de novembro do ano passado.
Segunda Noite
Nesta quinta-feira (25), a segunda noite do Novenário será celebrada pelo frei Casimiro Pereira. O subtema da noite será “Disse Jesus: eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida (João 8,12)”. Para doação pode ser entregue materiais de higiene.
Pascom- Santuário Nossa Senhora das Candeias