Domingo de Ramos abre celebrações da Semana Santa; confira a programaçã

O momento marca o início da Semana Santa, que relembra a Paixão e Ressurreição de Cristo

Na manhã deste domingo (24), as paróquias Nossa Senhora das Candeias e São Francisco de Assis, ambas pertencentes a Diocese de Camaçari, se juntaram, mais uma vez, para a celebração do Domingo de Ramos.

O momento marca o início da Semana Santa, relembrando a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumento, sendo aclamado pelo povo que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.

“Para nós (católicos), o Domingo de Ramos nos convida a refletir sobre os últimos atos da vida de Cristo que deu a sua vida em prol da nossa salvação, um gesto de amor pela humanidade”, explicou o pároco, reitor e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Thiago Noronha OFMConv.

O ponto de encontro foi na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, onde foi feita a benção dos ramos e, logo após, a procissão seguiu em direção à Praça Nossa Senhora das Candeias, onde ocorreu a Santa Missa presidida pelo novo pároco da São Francisco de Assis, padre Alex Almeida. A homilia foi feita pelo vigário paroquial do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Israel Sobrinho OFMConv. A celebração foi acompanhada também por padres, diáconos e irmãs franciscanas.

 

 

“Celebrar o domingo de ramos é mostrar o nosso amor e devoção a Cristo que se entregou na cruz em nome da fé e pela salvação da humanidade”, afirmou padre Alex Almeida.

Semana Santa

A programação da Semana Santa continua nesta segunda-feira (25), com a celebração das Sete Dores de Maria, às 19h, no Santuário Nossa Senhora das Candeias. O momento de oração relembra a devoção à Nossa Senhora das Dores.

Na terça-feira (26), às 19h, acontece o Ofício das Trevas e a Santa Missa, no Santuário Nossa Senhora das Candeias.

Já na quarta-feira (27), acontecerá às 18h30, a Procissão de Encontro com as imagens de Nossa Senhora das Dores, carregada pelas mulheres, com saída da Rua da Esperança; e de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelos homens, com ponto de partida da Rua Desembargador Teixeira de Freitas, em frente a Escola Municipal Papa Paulo VI. O ponto de encontro ocorrerá na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, em frente ao Banco Itaú. Em seguida, os fiéis seguirão em caminhada para o Santuário onde participarão da Santa Missa e di Sermão do Encontro, às 19h30.

Tríduo Pascal

O Tríduo Pascal inicia na quinta-feira (28), com a missa da Ceia do Senhor e do Lava Pés,  às 18h, no Passé, e às 19h30, no Santuário Nossa Senhora das Candeias e nas comunidades Virgem dos Pobres (Malembá), Nossa Senhora de Fátima (Triângulo) e São Maximiliano Maria Kolbe (Urbis II). Pela manhã, acontecerá a missa dos Santos Óleos, às 9h, na Catedral São Thomaz de Cantuária, em Camaçari, celebrada pelo bispo diocesano Dom Dirceu Medeiros.

Já a Sexta-Feira da Paixão, celebrada na sexta-feira (29), acontece na Gruta dos Milagres, a Via Sacra, momento que relembra a Paixão de Cristo, às 7h. Na parte da tarde, às 15h, haverá a celebração da Paixão e Morte do Senhor no Santuário Nossa Senhora das Candeias, nas comunidades Virgem dos Pobres (Malembá), Nossa Senhora de Fátima (Triângulo) e São Maximiliano Maria Kolbe (Urbis II). Logo após, às 18h, será realizada a procissão do Senhor Morto, com saída da Capela São José, no bairro Areia, e retorna para o Santuário Nossa Senhora das Candeias.

Vigília Pascal

A Vigília Pascal acontece no sábado (30), às 18h, no Passé, e às 19h30, no Santuário Nossa Senhora das Candeias e nas comunidades Virgem dos Pobres (Malembá), São Maximiliano Maria Kolbe (Urbis II) e Nossa Senhora de Fátima (Triângulo).

Domingo de Páscoa

As missas da Ressurreição do Senhor, no Domingo de Páscoa (31), seguirão os horários normais no Santuário Nossa Senhora das Candeias e nas comunidades.