Dia da Senhora das Candeias, dia da Purificação

Era costume entre os judeus mais antigos a realização de um ritual de purificação das mulheres recém-paridas. Elas deveriam apresentar-se ao altar do Senhor, alguns dias depois do parto, e oferecer um cordeiro, um par de rolas ou uma pomba para a expiação de seus pecados pelo sacerdote e para a apresentação, bênção e consagração de seu filho a Deus.

Após o nascimento de Jesus, como obediente judia que era, Maria, assim como conta o Evangelho de Lucas (Lucas 2, 21-40), foi ao templo de Jerusalém. Estando lá para ser realizado o ritual, ela foi interpelada por um homem chamado Simeão, de ilibada reputação, justo e temente a Deus, que vivia na cidade. Sob Simeão pairava o Espírito Santo e a crença, revelada em oração, de que encontraria o Cristo do Senhor em sua frente, ainda em vida.
Ao ver Jesus nos braços da Virgem, o homem (Simeão) encheu-se de Graça, tomou o menino para si e proferiu a seguinte profecia: Seria Ele a “Luz para iluminar as nações e para a glória de Israel”.

O tempo passou e Jesus realizou o premeditado nas palavras do profeta: Cresceu, anunciou a Boa Nova, fez milagres, viveu sua Páscoa, ressuscitou, e hoje, no meio de nós, é Luz e Verbo que encandeia e age sobre tudo e todos.
Maria, aquela que purificou-se, gerou o Menino, levou-Lhe nos braços e apresentou-Lhe no templo, é chamada, por essa passagem, de Senhora das Candeias, da Candelária, da Purificação. Diversas imagens suas carregando um Cristo nos braços que segura uma vela ou qualquer artefato luminoso foram produzidas e espalharam-se em todo o lugar onde a fé cristã e o culto mariano fora propagado.

Hoje, 02 de fevereiro, a Igreja de todo o Mundo, reunida, celebra o dia da Mãe de Deus das Candeias – Aquela que, por advento de sua entrega, obediência e benevolência, depura-se e apresenta-nos o Cristo, filho Unigênito de Deus. É por intermédio de Maria que mais facilmente chegamos a Jesus. É no colo da Mãe que encontramos a luz que encandeia nossa vida, nosso ser.

A Virgem doou-se e serviu mais do que foi servida. Que possamos com Ela aprender o exercício da fé cristã e, ao levar Deus aos irmãos, sirvamos a Cristo conforme os ensinamentos por Ele propostos.
Salve Maria! Salve Nossa Senhora das Candeias! Paz e bem!

 

Texto: João Marcelo Rocha / Nathalia Freitas (Pascom)