Aos 85 anos, vitalidade de celebrante impressiona no segundo dia do Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias

O frei Casimiro Pereira, de 85 anos – pertencente ao Convento de São Francisco, em Salvador –  foi o celebrante desta quinta-feira (25),  da segunda noite do Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias 2018. O religioso mostrou desenvoltura, vitalidade e lucidez ao fazer a pregação refletindo o subtema da noite “Disse Jesus: eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida (João 8,12)”.

O frade utilizou o tema para contextualizar alguns fatos sociais a exemplo da política, família e também do comportamento humano na atualidade. “Sem a luz vinda de Nossa Senhora as decisões são sempre perigosas. A luz de Jesus está aí para todos, mesmo assim poucos querem seguir essa luz que é vida e sinal de salvação”, pregou.

Outro momento em que o religioso se mostrou bastante emocionado foi na ladainha de Nossa Senhora. Ao mesmo tempo em que cantava, o frade rezava  e envolvia o fieis a louvar a Mãe das Candeias nos repetidos refrões do cântico “Ave cheia de graça; Ave cheia de amo! E Salve ó Mãe de Jesus. A ti nosso canto e nosso louvor”.

Em entrevista a equipe da Pastoral da Comunicação (Pascom), frei Casimiro falou da emoção de voltar a celebrar na novena depois de muitos anos. “O sentimento foi muito grande, pois havia muito tempo que não celebrava aqui. Me senti muito bem! O calor humano e a atenção que o povo teve comigo foi muito bonita. E quero antes de mais nada, retribuir, em primeiro lugar a Deus e a Nossa Senhora das Candeias”, disse.

O frei revelou ainda que seu nome de batismo é Sebastião, mas na Ordem foi mudado para Frei Casimiro. “Antigamente o nome mudava, hoje não se muda mais”, explicou. Perguntado sobre sua idade o frade brincou. “Completei no último dia 20 de janeiro 85 anos. Não estou muito bem de saúde não, mas a gente enfrenta as coisas com otimismo até o dia que Deus quiser”, encerrou.

Nesta sexta-feira (26), acontece a terceira noite da festa, tendo como celebrante o frei Fernando de Araújo que é guardião e pároco do Convento São José de Cupertino, em Feira de Santana. A novena começa pontualmente às 19h30, na praça Nossa Senhora das Candeias.

 

 

Texto: Uilson Victor

Pascom- Santuário Nossa Senhora das Candeias

Comentários: