Outubro: mês missionário para os cristãos católicos

Anunciar e testemunhar o Evangelho da Paz. Esta é a proposta do mês missionário celebrado em outubro pela Igreja no Brasil.

A responsabilidade pelo anúncio do Evangelho é um compromisso de todo cristão católico e batizado. Não há meio termo quando se trata desta responsabilidade. Alguns de nós podem não ter consciência clara, mas todos somos convidados a entender o que significa ser uma Igreja missionária ou como diz o Papa Francisco uma “Igreja em saída”.

Anunciar o Evangelho da Paz convida a descruzar os braços e assumir uma posição diante das realidades que nos interpelam.

“Anunciar o Evangelho da Paz convida a ações concretas de fraternidade e misericórdia nas realidades desfiguradas pela violência, corrupção, fome e injustiças”, afirma o diretor das POM no Brasil padre Maurício Jardim.

A proposta do anúncio do Reino de Deus trata-se primeiramente de amar a Deus, que reina no mundo, e na medida que Ele conseguir reinar em nós, a vida social será um espaço de fraternidade, de justiça, de paz, de dignidade para todos. Por isso, tanto o anúncio como a experiência cristã tendem a provocar consequências sociais, cita Francisco na Evangelii gaudium.

Como entender a minha responsabilidade pela missão?

Para ajudar nessa reflexão e nessa tomada de consciência, as Pontifícias Obras Missionárias produzem conteúdos diversificados que chegam às mais de 11 mil paróquias do Brasil e também estão disponíveis no seu site para qualquer pessoa ou grupo.

:: Material da Campanha Missionária 2018 chega às dioceses

Entre os materiais, a Novena Missionária é um dos principais subsídios para animar a Campanha do mês de outubro.

Em nove encontros, são apresentados testemunhos de missionários e missionárias, que vivem e anunciam a alegria do Evangelho em diversos contextos. O livrinho vem acompanhado de um DVD que também traz os depoimentos e pode ser utilizado em homilias dominicais, reuniões das pastorais, conselhos paroquiais e comunitários, grupos e movimentos, e até mesmo nos encontros de oração.

Reforçando essa proposta de um mês dedicado a reflexão, oração e ajuda financeira para as obras missionárias, o Papa Francisco anunciou para 2019 um Mês Missionário Extraordinário. A proposta que já é acolhida na América Latina será realizada em todo o mundo. Mais uma oportunidade para que todos os fiéis compreendam ainda mais o que nos pede Jesus em seu Evangelho.

Mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões

Com o título “Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos”, a Mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2018 encontra-se nas páginas centrais do livrinho da Novena.

“Muitos jovens encontram, no voluntariado missionário, uma forma para servir aos “mais pequenos” (cf. Mt 25, 40), promovendo a dignidade humana e testemunhando a alegria de amar e ser cristão. Essas experiências eclesiais fazem com que a formação de cada um não seja apenas preparação para o seu bom êxito profissional, mas também para desenvolver e promover os seus dons dados por Deus, para melhor servir aos outros”, diz o papa.

Texto: A12