“Uma família que se perdoa, é uma família que reza”, destaca o frei Francisco sobre o perdão nas famílias na sexta noite do Novenário

O convite a rezar pelas famílias foi feito neste domingo (29) pelo frei Francisco Nascimento OFMConv. na sexta noite do Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias 2017.  A noite teve como subtema “O diálogo é uma modalidade privilegiada e indispensável para viver, exprimir e maturar o amor na vida matrimonial e familiar”. A Praça Nossa Senhora das Candeias ficou mais uma vez lotada de fieis que buscavam ouvir a Palavra de Deus e sentir a presença da Virgem Maria. Pela sexto dia consecutivo da novena, a imagem de Nossa Senhora foi carregada até ao altar e sua passagem foi iluminada com velas.

Homilia

A reflexão da noite foi carregada de palavras, que emocionaram bastante os fieis, direcionada para as famílias. Baseada nessa temática, o frei destacou a busca pelo perdão para trazer a paz espiritual e fortalecer os laços de amor. “O exercício do perdão é fundamental na nossa casa principalmente quando temos as desilusões, as quedas, os pecados, os fracassos. Devemos oferecer o perdão, para aquelas pessoas que não tiveram o encontro perfeito com a verdade. O exercício do perdão para as nossas vidas é vital para a saúde emocional”, afirmou.

Ele aconselhou as pessoas conceder o perdão. “Perdoar não é esquecer, é saber lidar com a situação. Uma família que se perdoa, é uma família que reza, se mantem unidos, que tem a sua sinceridade, mas sabe suportar suas diferenças e compreender os limites dos outros. Sem perdão, a família se torna o lugar de conflitos”, ressaltou.

Em outro momento, ele pediu que as famílias sejam firmadas na fé e na espiritualidade. “Se Deus não estiver nesta casa, essa casa desmorona. Se Deus não conduz nossa vida, se nós não tivermos o lugar de Deus na nossa casa, essa casa por qualquer situação, palavra vai desmoronar. Edifica sua casa na rocha. É Cristo Jesus”, lembrou.

A Virgem Maria teve seu lugar na homilia do frei Francisco, ressaltando a importância de clamar sua intercessão. “Nós temos a intercessão da Virgem Maria. Peça a ela, a presença da mãe de Deus que esmaga as trevas, desfaz o mal. Nós devemos consagrar a nossa casa a Virgem Maria, a você mesmo. Nós temos o método. Para nós franciscanos, o método de consagrar-se a Mãe é o método deixado por São Maximiliano Maria Kolbe. Não deixe passar esse ano sem consagrar suas atitudes, sua casa, sua essência a confiança e a beleza a soberana Rainha dos Céus”, afirmou.

“É hora de erguer em nossa casa o altar da Virgem Maria. É hora de proclamarmos que a nossa casa, família, seus filhos, esposo e esposa, são consagrados que pertencem a Deus pelas mãos da Senhora dos Céus. É hora de testemunhar o amor de Deus”, reiterou.

Ouça a homilia completa:

Novenário

Com tema “Nossa Senhora das Candeias, ensinai-nos a viver na família a alegria do amor”, o Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias teve início na última terça-feira (24) e segue até o dia 1º de fevereiro. No dia 2 de fevereiro, acontece a Missa Solene em homenagem ao dia da padroeira às 19h30. A procissão será no dia 3 de fevereiro (sexta-feira), ás 16h.  Durante nove noites, os fieis estarão reunidos no Altar dedicado a Virgem Mãe das Candeias, a poderosa que intercede e alimenta a fé no Cristo Jesus.

30/01 (SEGUNDA-FEIRA)

Horário: 19h30

Subtema: Cada crise esconde uma boa notícia, que é preciso saber escutar, afinando os ouvidos do coração

Celebrante: Frei Thiago Noronha (Paróquia Nossa Senhora das Candeias)