Sessão especial aborda tema da Campanha da Fraternidade

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

O tema da campanha da Fraternidade foi discutido durante uma sessão especial, realizada na manhã desta terça-feira (10), na Câmara Municipal de Candeias. A sessão especial foi requerida pela vereadora Rita Loira (DEM) e contou com a participação de autoridades políticas e religiosas, além da sociedade civil.  Ao explanar sobre o tema, o vigário do Santuário Nossa Senhora das Candeias, Frei Francisco Nascimento OFMConv., ressaltou o índice de violência no Brasil, que comparado a todos os países do mundo tem o alto percentual de 13%. “Não é que a Campanha da Fraternidade tenha o propósito de exterminar a violência, mas de ajudar os brasileiros a superá-la. A Igreja abre um leque para a sociedade e os poderes públicos trabalharem juntos. Investir na educação de qualidade, na saúde de base e na geração de emprego, são atitudes fundamentais para a diminuição do índice de violência”, disse o frei Francisco.

Para o Capitão Dantas, da 10ª Companhia Independente da Policia Militar de Candeias, o combate e a prevenção da violência começam em casa. “A polícia é um complemento da paz que nós buscamos. Ela não pode resolver todos os problemas, se cada um dos senhores não puder dar sua contribuição. Segundo a Constituição Federal, a segurança pública é direito, mas também é dever de todos”, ressaltou o capitão.

Foto: Câmara Municipal de Candeias

Família

O membro da Comunidade Combatentes na Fé, Ezequiel Silva, falou da família como instituição capaz de mudar o rumo de qualquer sociedade e contou um testemunho da sua própria história. Segundo ele, sua mãe e seu pai o abandonaram ainda quando criança e ele foi criado pelo avô, ficando desestruturando familiarmente, o que o levou a ficar revoltado, consumir drogas, se prostituir, ter relações homossexuais e praticar incesto em sua adolescência. “Quem melhora a sociedade é Deus. A família é a base de qualquer sociedade”.

Durante sessão houve a apresentação do Teatro das Irmãs Franciscanas Terciárias de Candeias e a apresentação musical do cantor Uires Vieira.

Foto: Câmara Municipal De Candeias

Participaram ainda da mesa, a Deputada Federal Tia Eron (PRB), o vereador de Camaçari Adalto Santos, o ex-vereador de São Francisco do Conde Messias Antônio, a vice-prefeita de Candeias Márcia Gomes (PSDB), a presidente do CDL de Candeias, Ana Paula França, e a Freira Franciscana, Irmã Lariene.

Campanha da Fraternidade

Com o tema “Fraternidade e Superação da Violência” e lema: “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)”, a campanha nasce com a proposta de discutir a paz e buscar formas de superar a violência que assola o nosso país. O documento, lançado na Quarta-feira de Cinzas, aponta formas e tipos de violência no Brasil, dando destaque às praticadas contra os negros, os jovens e as mulheres. O tema foi escolhido durante a Assembleia Nacional dos Bispos em 2016.

 

 Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Candeias

 

 

Comentários: