Segue-Me 20 anos: Vidas transformadas através do Batalhão de Amor

“Precisamos de santos de calça jeans e tênis”. A mensagem deixada pelo Papa João Paulo II aos jovens do mundo inteiro define em poucas palavras o movimento Segue-Me da Paróquia Nossa Senhora das Candeias. Nesta terça-feira (18), o movimento formado por jovens completa 20 anos de fundação. A busca pela evangelização e a conversão de jovens são um dos principais pilares do movimento que tem como inspiração seguir os passos de Jesus Cristo.

Seguimista Yan Assis

Ao longo desses anos, a vida de muito jovens foram transformadas. Cada encontro é o novo despertar da fé em corações cheios de jovialidade, com desejo de viver e buscar a paz e o amor. Os números não importam para contabilizar a quantidade de jovens que passaram pelo movimento, mas a vontade de atender o pedido de Jesus, que diz “Segue-Me (Mateus 9,9)”, motivou milhares de jovens a participar do encontro com o propósito de levar adiante a Palavra de Deus.

“O Segue-Me mexe com o seu lado espiritual e emocional. Minha visão de Deus antes do Segue- Me era limitada. Depois do Segue-Me, vi que Deus é bom. Não há limites para Deus fazer maravilhas na vida de qualquer um. O Segue-Me me deu um empurrão que eu precisava para me jogar nos braços dele, tentar seguir os ensinamentos e as leis. Mas sei que não é fácil, é cada dia aprendendo. Espero continuar até não poder mais e levar sempre mais um comigo”, diz o seguimista Yan Assis de 19 anos.

O encontro que acontece no mês de outubro, durante três dias, conta com a participação de aproximadamente 80 jovens com idade entre 17 e 21 anos e tem a direção espiritual do frei Thiago Noronha OFMConv.

O nascimento

Criado em 1997, sob a direção espiritual do então pároco frei Stanislaw Ocetek OFMConv., o Segue-Me realizou o primeiro encontro com a participação de 40 jovens.  A iniciativa teve como mentores os jovens Iara e Venícius e do casal do Encontro de Casais com Cristo (ECC) Juca e Lourdes que viajaram até Brasília para conhecer o carisma e a estrutura do encontro.

Jovens do primeiro encontro

“Frei Stanislaw, em 1996, fez um convite a alguns jovens da Paróquia porque ele tinha o interesse de trazer um encontro de jovens para Candeias. Ele já tinha trazido o ECC que ajudou muito e foi uma ferramenta muito eficaz. Ele precisava que os jovens acompanhassem os pais. Inicialmente, era filho dos casais do ECC. Ele enviou os jovens para fazer o encontro Alvorada, em Salvador, o Escalada e o Shalom. Fui chamado para fazer o Shalom junto com mais seis pessoas. Já tinha um grupo em Candeias que já tinha feito esses encontros. Ele viu alguns encontros, mas não se identificou com nenhum deles. Foi quando ele disse que na Província  tinha o Segue-Me. O encontro de jovens que tem o formato muito semelhante que ele precisava  trazer para Candeias”, conta Venícius de Jesus, fundador do movimento.

Venicius de Jesus- um dos jovens fundadores do Segue-Me

Era necessário arrecadar fundos para realizar o encontro. O Batalhão de Amor, como eles se denominam, precisava de soldados. “Sabíamos que precisávamos de fundos. Foi quando surgiu o café da manhã que acontece até hoje. Vendíamos na feira, a gente tinha experiência de fazer baile de festas nos bairros. Vendíamos lanche na missa a noite e rifas”, relata Venícius.

A experiência de participar do primeiro encontro, realizado em 20 de julho de 1997, segundo Silvana Gomes, contribuiu para o seu crescimento pessoal e espiritual. “O Segue-Me foi um instrumento utilizado por Deus para me alcançar. Foi o meu primeiro encontro pessoal com Deus. O Segue-Me verdadeiramente marcou minha vida. Acredito que foi aquilo que vivenciei durante três dias do encontro e que me fez permanecer até hoje. Foi um encontro que aprendi muito”, conta Silvana.

Silvana Gomes, o esposo Lico e filho- Participou do primeiro do Segue- Me, realizado em 1997

Ao longo dos anos, o Segue-Me teve cinco diretores espirituais (frei Stanislaw Ocetek OFMConv., frei Fernando Maria OFMConv., frei Rômulo da Costa OFMConv., Frei Pedro Rogério Martins OFMConv. e frei Cristiano Freitas OFMConv.).

 Quermesse

Realizada há 16 anos no largo do Santuário Nossa Senhora das Candeias, a Quermesse foi é um dos principais meios de arrecadar fundos para o movimento. A ideia foi trazida da cidade de Feira de Santana, através dos jovens Celmar Batista e Sueli. Shows musicais, correio e point do amor, barracas de comidas típicas, jogos e brincadeiras dão movimento a Quermesse.

Laços de Amor

Além de transformar vidas, várias famílias e relações de amizades foram criadas a partir do Segue-Me. Casais se formaram, outros descobriram a importância do laço com Jesus para a construção para a vida matrimonial, jovens que notaram o sentido da amizade verdadeira e vocações religiosas nasceram a partir do encontro. Essa experiência de viver o encontro marcou a vida do casal Danilo e Patrícia Nascimento que através do movimento aprofundou o relacionamento do casal com Cristo. “Já nos conhecíamos antes do encontro, já éramos namorados. Eu (Danilo) fiz o 4° encontro em 2000 e Patrícia fez em 2002, o 6° Encontro, através do meu convite. A experiência para ambos foi muito positiva, porque através do encontro tivemos a nossa primeira experiência íntima com o Cristo e a partir daí começamos a crescer na caminhada”, afirma Danilo.

Patrícia e Danilo- coordenadores diocesano do Segue-Me

Amigos nasceram pela fé e talentos foram descobertos. “Passei e vivi as melhores experiências da minha vida. Fiz muitos amigos, consegui aprender com pessoas que me viram começara na Igreja, ampliar meus horizontes musicais e cristãos e a minha capacidade de poder ajudar as pessoas. Era muito tímido, apesar de parecer ser extrovertido, tinha vergonha de falar e tocar em público. Pela necessidade o seguem me ensinou a caminhar e mostrar meu talento e motivar a outros jovens a fazer essa caminhada”, reitera Venícius.

O espírito de fraternidade, garra e luta dos jovens marcam a passagem de cada jovem pelo encontro. “O Segue-Me é carregado de momentos marcantes, mexe muito com a gente. O que me marca no Segue- me é a alegria que nós temos. Esse espírito que nos une. Essa espiritualidade que nos une que muitas pessoas não entendem. É o movimento que se reinventa a todo instante. A marca do seguidor é não desistir nunca, de permanecer firme na fé, de não desistir nunca, ser jovem e ser cristão ao mesmo tempo”, explica Silvana.

Novos Horizontes

Além da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, o Segue-Me também foi criado em 2004, na Paróquia Sagrada Família, em Madre de Deus. Quarenta e dois jovens participaram da primeira formação. Atualmente, o Conselho Diocesano do Segue-Me é formado por dois casais e dois jovens que fazem parte das paróquias Nossa Senhora das Candeias e Sagrada Família. Em dezembro deste ano, o Segue-Me será implantado na Paróquia São Francisco de Assis, em Candeias.

“Nosso objetivo é expandir a experiência do Segue-me para outras paróquias da Diocese e o maior desafio é continuar a levar o Cristo à juventude no mundo de hoje, que é muito influenciada pelo o que o mundo oferece”, explica Patrícia, coordenadora Diocesana do Segue-Me.

Missa

A Santa Missa que vai comemorar os 20 anos do movimento será celebrada pelo frei Thiago Noronha OFMConv., no próximo domingo (23), às 19h30, no Santuário Nossa Senhora das Candeias.

 

Pascom- Santuário Nossa Senhora das Candeias

Comentários: