Quase mil fieis da Paróquia Nossa Senhora das Candeias participam de Festa Mariana em Camaçari

Ainda repercute a ida do povo católico de Candeias ao evento Mariano na cidade de Camaçari no último domingo (17). O pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Candeias, Frei Jorge Luiz Soares OFMConv., convocou os fiéis para o grande encontro e o povo desceu em massa. Com o tema “Com Maria, o vinho da alegria não falta (CI, Jo 2)”, a festa mariana reuniu todas as paróquias que compõem a Diocese de Camaçari e faz parte do Ano Nacional Mariano instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Não só isso, o Pároco mostrou liderança e o sucesso do seu planejamento foi visto pelos por todos que participaram do evento. Se o povo ficou surpreso com a organização montada pelo Frei Jorge, ele também ficou surpreso ao perceber que seu pensamento de ir até Camaçari com 14 ônibus iniciou em 17 e terminou com 19. Outra surpresa que o frei teve, ele acreditava que poderia sair de Candeias com 900 pessoas, saiu com mais de mil.

A Paróquia Nossa Senhora das Candeias faz parte da maior forania da Diocese: a Sagrada Família. Além de Candeias,  compõem a forania as paróquias São Francisco de Assis (Candeias), Sagrada Família (Madre de Deus), São Gonçalo e Quase-Paróquia Nossa Senhora do Monte, ambas da cidade de São Francisco do Conde. As quatro juntas chegaram a Camaçari com mais de 40 ônibus, passando de 2 mil pessoas.

Na oportunidade, o frei Jorge explicou em poucas palavras o processo de organização. “Houve uma grande mobilização para montar a estratégia para esse evento. Outras comunidades se sentiram motivadas para esse encontro e foi uma responsabilidade muito grande, pois tínhamos que colocar todos esses carros na rodovia. Mas falamos com órgãos competentes para organizar melhor essa vinda e graças a Deus deu tudo certo”, revelou o frei.

A Chegada

Ônibus enfileirados na frente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e o povo de Deus alegre cantando, rezando e se preparando para uma festa que entraria para a história da nossa Diocese. O Ministério de Música de Candeias, Paráclito foi o responsável por animar a forania com muita oração e louvor.

No ginásio, as cadeiras enfileiradas no centro da quadra e as arquibancadas tomadas pelo povo que veio saudar Nossa Senhora, mãe de Jesus. Cada um com sua oração e pedido pessoal, mas num só coração. O Bispo Dom João Carlos Petrini esteve no local, logo pela manhã, para dar boas vindas e explicou o objetivo do encontro através de passagens que falam de Nossa Senhora nas escrituras sagradas.

Teve gente de perto e de longe. Entre elas, uma família lá de Manaus. “Esse trio de Manaus veio para louvar a Nossa Senhora. Ficamos sabendo que aqui teria uma grande festa. Nossa Senhora sempre teve haver com nossa história. Muito obrigado por está aqui com vocês nesta festa Mariana”, agradeceu.

O pároco da cidade de Madre de Deus, Vilauba Alves, também falou sobre o encontro diocesano. “Ontem (sábado), tivemos um louvor com uma adoração para essa grande festa. Eu tenho certeza que todas as pessoas que eu trouxe para essa festa Mariana vai sair diferente. Nos preparamos para esse encontro animando o povo e os grupos de movimento. Apesar que o tempo tá meio chuvoso mas o povo não desistiu”, explicou o padre.

Procissão

Era por volta das 14h30 quando a forania Sagrada Família saiu em procissão do Clube Social até a praça da Catedral São Thomaz de Cantuaria para o momento ápice da festa: a celebração da Santa Missa com aproximadamente sete mil pessoas. Neste trajeto, ainda animado pelo Ministério de Música Paráclito, louvores, orações, pedidos e agradecimentos eram facilmente ouvidos pelas vias.

Testemunhos de fé não faltaram nesse encontro. Dona Jandira Conceição disse que é pescadora e moradora da localidade de Passé, em Candeias. Ela tem um esposo está acamado há 9 anos, mas nada de reclamação. Jandira veio somente agradecer. “Tomei banho 4h da manhã e durante toda semana estava animada para participar desse evento. Estou muito alegre e me sentindo muito feliz com as pessoas que vieram comigo e que Nossa Senhora derrame benção para os que estão aqui e todos que não vieram também”, falou.

O frei Jorge também deixou sua mensagem sobre o encontro. “A mensagem é nós nos sentimos um. Nossa senhora é nossa padroeira e nossa diocese vive uma devoção forte para com Mãe de Jesus. Aquele tesouro maior que Jesus explica é a mãe Dele e, nós temos esse tesouro; a diocese tem esse tesouro mesmo o padroeiro sendo São Thomaz de Cantuária. Ter nossa Senhora como padroeira é algo muito significativo. Onde quer que Maria esteja ela sempre será sinal de fé”, encerrou.

Ano Mariano

Instituído no dia 12 de outubro de 2016 pela CNBB, o Ano Mariano celebra o jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Desde 2014, as dioceses do Brasil se preparam para esta comemoração, recebendo a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Na mensagem divulgada no dia 11 de outubro de 2016, a entidade destaca que a celebração dos 300 anos é uma “grande ação de graças”.