Peregrinação Fé e Luz movimenta fieis ao Santuário Nossa Senhora das Candeias

Fé e devoção marcam presença no próximo domingo (18), na cidade de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com a romaria de aproximadamente 12 mil fieis ao Santuário Nossa Senhora das Candeias, na sétima edição da Peregrinação Fé e Luz. Em mais de 100 anos de devoção a Nossa Senhora das Candeias, a cidade é um dos maiores centros do turismo religioso do Estado da Bahia, com visitação à Fonte dos Milagres.

O evento, promovido pela Diocese de Camaçari, tem como tema “Oh Virgem, dai-nos à luz que é Jesus para construirmos a paz”. A romaria reunirá 24 paróquias dos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova e percorrerá um trecho de quatro quilômetros em direção ao Santuário Nossa Senhora das Candeias, localizada no centro da cidade. “Todos aqueles que aqui vem nessa peregrinação de certa maneira, demonstram a fé que tem em Deus, sobretudo, a fé naquela que o próprio Jesus nos deu como Mãe. Outra coisa que a gente pode ressaltar dessa peregrinação é o fato de ser um evento que expressa a comunhão com a Igreja de Camaçari, no sentido de se pensar na unidade”, destaca o pároco, frei Jorge Luiz Soares OFMConv.

A concentração será às 6h, na rodovia BA-523, em frente à Prefeitura Municipal de Candeias, localizada no bairro Ouro Negro. Antes da caminhada acontecerá a santa missa, às 6h30, presidida pelo bispo diocesano, Dom João Carlos Petrini. Logo após a celebração, bandas católicas, em cima de um trio elétrico, animarão os fiéis durante o trajeto. O encerramento ocorrerá na Praça Nossa Senhora das Candeias, com a benção do Santíssimo Sacramento.

Durante a caminhada, parte das rodovias BA-522 e 523, que liga Candeias ao município de São Sebastião do Passé e a BR-324, será interditada para facilitar o deslocamento dos fieis. Cerca de 2 mil estarão envolvidas no apoio aos fieis. Nas últimas edições, o evento contou com a participação de aproximadamente 60 mil fiéis, sendo 10 mil (2012); 13 mil (2013), 15 mil (2014 e 2015) e 11 mil (2016 e 2017).

SANTUÁRIO

Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção a Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário diocesano em fevereiro de 2014, reconhecida pelo Vaticano. Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de todo o lugar do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres.

NOVENÁRIO

O Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias é a principal festa católica da Região Metropolitana de Salvador. Os festejos acontecem entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro e reúne cerca de 7 mil pessoas por noite na praça que leva o nome da Santa. A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, em novembro de 2017, o Projeto de Lei nº 22.336/2017 que inclui as festividades de Nossa Senhora das Candeias no calendário oficial das festas populares da Bahia. Com a aprovação, os festejos contam com apoio da BahiaTursa.