Peregrinação ao Santuário Nossa Senhora das Candeias reúne milhares de fiéis

Cerca de 12 mil fieis participaram neste domingo (19), na cidade de Candeias, região metropolitana de Salvador, da sexta edição da Peregrinação de Fé e Luz ao Santuário Nossa Senhora das Candeias. Pedidos, renovar promessas, agradecer por graças alcançadas ou demonstrar o imenso amor à Virgem Maria motivaram os fieis que caminharam aproximadamente quatro quilômetros até Casa da Mãe do Nosso Senhor.

O evento, promovido pela Diocese de Camaçari, teve como tema “Com Maria, o vinho da alegria não falta (CF Jo 2)”, em alusão ao Ano Nacional Mariano instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que este ano celebra os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. O momento reuniu as 24 paróquias dos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova.

A caminhada teve início por volta das 7h40, após a Santa Missa, celebrada às 6h30, as margens da BA-523, em frente a Prefeitura Municipal de Candeias, e presidida pelo bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, e com a participação dos frades da Paróquia Nossa Senhora das Candeias e dos padres diocesanos. “As pessoas têm procurado, têm participado, têm aumentado o número de pessoas que vem estar conosco.  O que a gente percebe nessa sexta peregrinação é exatamente que nós cada vez somamos mais pessoas. São mais pessoas que aderem a este projeto da diocese de peregrinar a este Santuário de Nossa Senhora das Candeias. Torna-se evidente que esta peregrinação se enraíza e torna-se algo esperado pelos paroquianos e membros da Diocese de Camaçari ”, ressaltou o pároco da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, frei Jorge Luiz Soares OFMConv.

Na celebração eucarística, o bispo diocesano ressaltou o papel da Virgem Maria como portadora da boa Nova, o Cristo Jesus, citando passagens bíblicas como das Bodas de Caná e da crucificação. Além disso pontou que o “abraço” da Virgem Maria nos traz a dignidade e que ficamos mais perto de Cristo.

Sobre a caminhada, ele destacou a importância do Santuário como ponto de peregrinação. “Nossa Senhora da Luz está aqui. É um Santuário com centenas de anos de história e nós queremos valorizar, fazer crescer a devoção a Nossa senhora das Candeias para que não somente este momento do ano e lá na festa de Dois de Fevereiro [festa da padroeira Nossa Senhora das Candeias], mas ao longo de todo ano se estabeleça peregrinações em todo o canto da Diocese, porque isto fortalece a nossa caminhada”, disse o bispo Dom João Carlos Petrini.

Durante a caminhada, a Santa Cruz foi erguida na BA-523, nas proximidades do bairro da Urbis I onde foi aspergida água benta. Ao som de músicas católicas, um trio elétrico com a banda Jerusalém, fez alegria dos fieis que rezaram o terço para pedir paz e pelo fim da crise econômica que afeta o país. Participando pela primeira vez, Marli Fernandes, membro da Paróquia Cristo Ressuscitado, da cidade de Camaçari, afirmou ter sido um momento maravilhoso e aproveitou para fazer seu pedido a Nossa Senhora das Candeias. “Foi a primeira vez que eu participei. Tudo foi maravilhoso para mim. Espero estar mais vezes aqui. Já fiz meu pedido a Nossa Senhora e vou alcançar minha graça”, afirmou Marli.

Quem também não perdeu a oportunidade de estar mais perto de Nossa Senhora das Candeias, foi a peregrina Isabel Beatriz Arndt da Paróquia São Joao Batista da Ilha de São João- na cidade de Simões Filho. “Foi a primeira vez que participo da peregrinação. Cansei um pouquinho, mas estou renovada. Foi muito bom e gratificante. A fé renova a gente. Estava muito aborre, muito triste com as passagens da minha vida, mas aqui encontrei forças, e estou aqui feliz por essa caminhada. Estou com pés doendo, mas firme e forte para a próxima”, explicou Isabel. O encerramento ocorreu na Praça Nossa Senhora das Candeias, com a benção do Santíssimo Sacramento.

SANTUÁRIO

Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção a Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário diocesano em fevereiro de 2014, reconhecida pelo Vaticano. Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de todo o lugar do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres.

ANO MARIANO

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul, instituiu o Ano Nacional Mariano, que se iniciou no dia 12 de outubro de 2016, concluindo-se aos 11 de outubro de 2017, para celebrar, fazer memória e agradecer.

A celebração dos 300 anos é uma grande ação de graças, uma oportunidade para que as comunidades cresçam na devoção à Mãe de Deus e no compromisso de cumprir aquelas palavras de Nossa Senhora nas Bodas de Caná: façam tudo o que Ele vos disser.