Paróquia encerra Congresso Eucarístico na Solenidade de Corpus Christi

A igreja celebrou hoje, 26/05, a Solenidade de Corpus Christi. Mas, de forma especial para o Santuário Nossa Senhora das Candeias, este momento solene encerrou o oitavo Congresso Eucarístico, que durante três dias levou os fiéis a adorarem Jesus Sacramentado e a se nutrirem do mistério da fé, na transubstanciação de Jesus. Ou seja, a transformação do Pão e do Vinho em Corpo e Sangue de Cristo.

povo

Na homilia da Santa Missa celebrada pelo Pároco e Reitor do Santuário, Frei Jorge Luiz Soares OFMConv., ele disse que aos olhos humanos é inadmissível aceitar que a pessoa de Deus se faça presente num pequeno pedaço de pão e numa certa quantidade de vinho.  “Se olharmos com a nossa capacidade de intuir as coisas, o pão continua sendo pão e o vinho continua sendo vinho, pois suas propriedades não se perdem. Mas precisamos olhar a partir de nossa fé, para que tenhamos a vida eterna em nós, como consequência da Eucaristia”.

Para recordar a comunhão gerada através da Eucaristia, o sacerdote lembrou da promessa que Jesus fez, quando discursava na Sinagoga de Cafarnaum, ao dizer que “quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (João 6,54). “Sacramento da Comunhão, Sacramento da Unidade. Se há algo que rompe a unidade e a comunhão, é o pecado; e se há algo que reata essa unidade, é Jesus através da Santa Eucaristia”, disse Frei Jorge.

Durante a homilia, o pároco aconselhou as centenas de paroquianos reunidos na Praça Nossa Senhora das Candeias sobre adotarem comportamentos íntegros, a fim de estreitar os laços da fraternidade. “Quem diz que está em comunhão com Deus na eucaristia, mas alimenta em seu coração a mentira, a discórdia, a intriga, está mentindo. Porque uma vez que Jesus está em nós ele une. A Eucaristia nos compromete com a pessoa de Jesus em todas as nossas relações”.

freinasa

Procissão

Após a missa, a tradicional procissão de Corpus Christi passou por algumas ruas de Candeias, com cantos de louvor e adoração entoados pelos católicos a Jesus Sacramentado. Durante o percurso, foram montadas quatro tendas, onde foi proclamado o evangelho, seguida da bênção com Jesus Eucarístico.

procissao

Mais fotos aqui