Oscan: Ação social promove doação de sangue e serviços à população

“Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão”. Diz a letra da canção “Prova de Amor Maior Não Há”, do padre José Weber, que nos ensina amar o próximo, levando em consideração o legado deixado por Jesus. Pensando nisso, as Obras Sociais do Santuário (Oscan) em parceria com a Escola Técnica de Enfermagem Irmã Matos e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) promoveu neste sábado (29), uma ação para estimular a doação de sangue.

A ação, realizada na praça Nossa Senhora das Candeias, visa garantir o estoque do banco de sangue do estado. Além de doar sangue, a comunidade teve acessos a serviços como teste de glicemia, aferição de pressão arterial, exame de vista e palestra sobre os cuidados com a alimentação. No total, foram coletadas 120 bolsas de sangue, realizados cerca de 50 cadastros para doação de medula óssea, 132 pessoas fizeram teste de glicemia, 96 aferições arteriais e 40 exames de vista.“Sempre tive o desejo de realizar uma ação social no Santuário. Fiquei muito feliz com o resultado que é de ajudar pessoas”, disse o coordenador da Oscan, Binho Santos.

Para Edson Machado, doador de sangue há mais de dois anos, a doação de sangue é um gesto que pode salvar vidas. “Já sou doador há dois anos. Doar sangue é um gesto de amor e ajudar quem precisa. É também um gesto que pode salvar muitas vidas”, ressaltou Edson.

O evento foi aberto por volta das 8h, com o ato ecumênico conduzido pelo vigário da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, frei José Nasareno OFMConv. e o bispo da Congregação Nova Israel, Djalma Barros. “O Santuário nossa Senhora das Candeias se tornou hoje um local solidário e fraterno. O santuário, através da Oscan que é o trabalho social da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, não só na edificação de obras, mas aquilo que é mais importante da obra humana como a proposta do Hemoba, da organização e da igreja Nova Israel. Esse momento tornou-se um lugar solidário, como Jesus que é o primeiro solidário”, reiterou o frei José Nasareno OFMConv.

Quem quiser doar sangue pode se dirigir ao hemocentro, localizado na ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), na Avenida Vasco da Gama. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30.

Pascom-Santuário Nossa Senhora das Candeias