Paróquia

Fundada em 1894, a paróquia Nossa Senhora das Candeias teve sua criação motivada pelo crescimento das peregrinações, que levavam a então freguesia de Nossa Senhora da Encarnação do Passé (na época Candeias ainda não havia sido emancipada), milhares de pessoas desejosas das graças de Nossa Senhora, pelos seus conhecidos feitos através da água da Fonte dos Milagres. Na ocasião, o Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador, Dom Jerônimo Tomé da Silva, concedeu a nomeação paroquial àquela que anteriormente era Curato da extinta paróquia Nossa Senhora da Encarnação do Passé.

A história da paróquia Nossa Senhora das Candeias perpassa a emancipação do município, ocorrida apenas 64 anos depois, tendo o catolicismo como principal religião, antes mesmo de se tornar independente de Salvador. A Paróquia teve seu maior crescimento pastoral com a chegada dos Frades Menores Conventuais (OFMConv.), que a assumiram a direção no ano de 1990. Antes desse período, trabalharam no município os Frades Menores (OFM). O primeiro pároco dessa nova gestão, Frei Stanislaw Ocetek, OFMConv., ao longo de sua permanência na cidade, fundou diversas comunidades que formaram a extensa paróquia que chegou a ter 36 capelas.

A Paróquia Nossa Senhora das Candeias integrou a histórica Arquidiocese de São Salvador, a primeira do Brasil. Foi desmembrada em 2010 quando foi criada a Diocese de Camaçari, que dividiu as comunidades de sua responsabilidade com a fundação da nova paróquia, São Francisco de Assis, dentro do município de Candeias.

Com 126 anos de existência, a paróquia é composta de 14 comunidades, dentre elas: Matriz, Santa Clara, Santo Antônio, Nossa Senhora Virgem dos Pobres, São Tomé, Nossa Senhora Rainha da Paz, São José, Santa Luzia, Nossa Senhora de Fátima, São Gonçalo, Santa Rita de Cássia, São Maximiliano Maria Kolbe, Nossa Senhora Três Vezes Admirável e Nossa Senhora da Encarnação. Esta Igreja particular é formada ainda por 10 Pastorais, 22 Movimentos e 28 Ministérios de Música.

Padroeira: Nossa Senhora das Candeias
Festa: 24 de janeiro a 03 de fevereiro