O Santuário

Construído no final do século XVIII, o Santuário Nossa Senhora das Candeias é uma Igreja de Peregrinação. Lugar de grande devoção à Virgem Maria. A Igreja Matriz foi elevada à condição de Santuário diocesano no dia 08 de dezembro de 2014, em documento reconhecido pela Diocese de Camaçari, mas já era assim chamado, desde muito antes, pelo povo. Teve as paredes e o altar abençoados e ungidos na cerimônia de Dedicação e Consagração realizada na mesma data.

O rito que reconheceu oficialmente o Santuário como sendo (único) da Diocese de Camaçari, tornando-o Casa Domus (Casa do Senhor), foi presidido pelo bispo Dom João Carlos Petrini e concelebrado pelo então reitor, Frei Cristiano Freitas, OFMConv., os vigários paroquiais Frei Francisco Nascimento, OFMConv., Frei Fernando Maria, OFMConv., e Frei Vogran Leluia OFMConv.; os diáconos Davi Cirilo, Luiz Gonzaga e Ailton Matias, e o Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, Padre José Miguel dos Santos.

Acompanhado pelos líderes de pastorais, movimentos e comunidades da paróquia Nossa Senhora das Candeias, dos Frades Menores Conventuais, Irmãs Franciscanas Terciárias, dos Diáconos, da coordenação do Santuário e de autoridades do município, o bispo assinou o então decreto de reconhecimento do Santuário. As imagens da Via Sacra em bronze, retratadas nas paredes da igreja foram abençoadas com Água Benta e ungidas com Óleo Santo.

No Altar do Santuário, também ungido com o Óleo, estão depositadas as relíquias, símbolo da fé e devoção de São João Paulo II, Padre Pio, Santo Antônio Maria Clarete, Beata Maria Gabriela, Beata Rosa Flesh, Veneranda Maria do Carmo, Beata Marian, Bem-Aventurada Bárbara Maix e Santa Maravillas de Jesus.

Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário recebe durante todo o ano, romeiros de vários estados brasileiros, que viajam à Candeias para pagar promessas. Segundo costumes, os romeiros dão três voltas ao redor da Igreja, cantando os benditos de Nossa Senhora, dentre outras orações. Após encerrar o ato religioso em frente ao altar, os fiéis costumam acender fogos de artifícios. Também faz parte do rito, buscar curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres, localizada nas proximidades da Igreja.

A Igreja Matriz foi elevada à condição de Santuário diocesano