Gruta dos Milagres

A capela de Candeias fazia parte da freguesia de Nossa Senhora da Encarnação de Passé. A pequena distancia da igreja, no sopé do monte, está a “Fonte dos Milagres”. Corre desde então, entre o povo, esta piedosa lenda: Humilde ceguinha vinda do alto sertão acompanhada de seus pais e sob a inspiração da Virgem tivera ali uma visão da Mãe de Deus, que lhe ordenara banhar-se naquela fonte, para recuperar a luz dos olhos. E aconteceu, exatamente como havia sido mandado. E o milagre se operou. A fama milagrosa de Nossa Senhora das Candeias espalhou-se daí por diante.

Antigamente, o transporte para Candeias era feito somente, em barcos ou em saveiros. Os que vinham do sertão faziam dezenas de léguas a cavalo ou a pé, enquanto outros se utilizavam de carros de bois. Apesar de dificuldades sem conta, as romarias eram constantes e numerosas.

Hoje o Santuário atrai a atenção de toda a Bahia Católica, e de estados vizinhos. A secular e milagrosa Imagem da Mae de Deus, tendo ao colo o Salvador do mundo, continua recebendo no trono de Candeias as homenagens de veneração e amor de milhares de romeiros vindos de toda parte, “COM FÉ IMPRESSIONANTE NO ATENDIMENTO FAVORÁVEL DE SUAS SUPLICAS”. E cada vez mais se torna celebre o Santuário, pelos milagres e graças alcançadas pela intercessão poderosa da Senhora das Luzes.

Já em 1971, o Senhor Arcebispo D. Manoel Joaquim da Silveira, concedia quarenta dias de indulgências aos fiéis que, visitando a capela de Nossa Senhora das Candeias, rezassem devotamente uma Ave-Maria em louvor do grande privilegio da Maternidade Divina da Santíssima Virgem.

ÁGUA MILAGROSA CURA CEGUEIRA DA MENINA STEPHANY

Rubenisse Souza Lima Dias, pertencente a igreja Batista, morou durante algum tempo em Candeias, depois se mudou para Vitória no Espírito Santo, onde não viveu feliz, pois lá sua filha concebeu uma neta cega desenganada pelos médicos, dentre eles o renomado Dr. Márcio Nemmer de Belo Horizonte.

Rubenisse sofrendo muito, não aceitava o que tinha ocorrido, até que um dia sonhou com Nossa Senhora das Candeias lhe pedindo que lavasse os olhos da neta com águas da sua Fonte Milagrosa, ela, porém, não acreditava. Ao acordar não se conteve e ligou para sua Mae Leontina de Souza Oliveira, moradora de Candeias, pedindo que levasse uma porção da água da Fonte dos Milagres para a cidade de Vitória, e assim foi feito.

Tão logo a água chegou, cuidaram de lavar os olhos de Stephany e ao passar de alguns dias começaram a notar diferenças no olhar da menina e levaram-na de novo ao medico para exames e nada foi constatado. Na terceira visita ao médico e após a realização de exames, a cura foi atestada, porque a criança atendeu um pedido da Mae que dependia da sua visão. Sua mãe pedira que ela acompanhasse com a cabeça o movimento da sua mão, que empunhava um isqueiro aceso movimentando-o da direita pra a esquerda.

Rubenisse foi a procura do pastor da sua religião (Igreja Batista) e este afirmou que a menina estava curada, graças as orações da Igreja.

Depois, Rubenisse cumpriu sua promessa vindo a Candeias, apresentando sua neta em uma Missa, onde foi relatado o testemunho.

Hoje a criança é acompanhada por oftalmologistas renomados e sua avó, eternamente agradecida a Nossa Senhora das Candeias, tornou-se devota da Mae de Deus das Candeias. Isto se deu em Agosto de 2001. Em 2007, a pequena Stephany, sua mãe e sua avó, estiveram no Santuário para mais uma vez agradecer a Mãe de Deus das Candeias e durante a celebração da Santa Missa, proclamaram através de testemunho, o milagre ocorrido.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

TODOS OS DIAS (incluindo DOMINGOS E FERIADOS): 7h30 às 17h