Novenário 2019: Celebrante destaca os valores da Novena de Nossa Senhora das Candeias na abertura dos festejos

Na noite desta quinta-feira (24), foi dado início ao Novenário em honra à Nossa Senhora das Candeias tendo como o tema central “Com o tema “Mãe das Candeias, Iluminai na Santidade a Igreja Peregrina”. A primeira noite foi celebrada por um filho da terra – Frei Alex Nuno OFMConv. – que fez sua homilia baseada nos valores que cercam a festa da Mãe das Candeias. A primeira noite teve como subtema “A vontade de Deus é que sejais santos (1Ts 4,3)”.

“Eu só percebi o real valor da novena de Nossa Senhora quando eu fui morar em Brasília. Quando você sai daqui conseguimos enxergar o valor dessa festa. O quanto ela (festa), é importante para nosso processo de santidade e o quão grato eu sou por ter ouvido de um sacerdote que pregava na novena sobre minha vocação sacerdotal”, revelou o religioso.

Frei Alex falou disse ainda que em Candeias tem uma luz que reflete toda a Bahia e que na chegada da cidade já sente que a fé cristã ainda é algo singular no município. “Na entrada da cidade você tem uma paróquia. No meio da cidade você tem outra Paróquia. Ou seja, nossa cidade é cercada por nossa fé cristã”, ressaltou o frade.

O sacerdote ainda aconselhou a toda a comunidade a continuar cuidando das heranças religiosas da cidade, a exemplo da igreja Matriz, da Fonte dos Milagres e também dos sacerdotes.

No final da celebração aconteceu os agradecimentos e o próprio celebrante apresentou seus familiares, tanto de Candeias, quanto de Brasília, a todos os presentes da primeira noite da novena.

Autoridades

Além da presença de autoridades religiosas a exemplo de padres, diáconos, irmãs franciscanos e seminaristas, a primeira noite contou ainda com autoridades políticas do município, entre elas o prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina que acompanhou a celebração do altar. Também estavam presentes na noite festiva, a presidente da Câmara de Vereadores, Lucimeire Magalhães, e  a vice-prefeita, Márcia Gomes.

Segunda Noite

Nesta sexta-feira (25), a segunda noite do Novenário em honra à Nossa Senhora das Candeias será celebrada pelo padre Fernando Pereira, da Paróquia São Francisco Arembepe- Camaçari. O subtema da noite será “Procurar o Senhor em cada vida humana”. A novenário terá início às 19h30.

Texto: Uilson Victor