Milhares de fieis participam do Domingo de Ramos

Milhares de fieis vindos dos quatro cantos do município entoando cânticos que remetiam a entrada de Jesus em Jerusalém se reuniram na manhã deste domingo (9), para celebrar o Domingo de Ramos. A procissão, realizado entre a Praça Doutor Gualberto Dantas Fontes até o largo da Praça Nossa Senhora das Candeias, contou com a participação das comunidades.

No início da manhã, os fieis enfrentaram chuva e logo depois sol muito forte. Mesmo com a variação climática os fies permaneceram na peregrinação até o largo do Santuário Nossa Senhora das Candeias. Não era dia de novenário, mas o que se viu do alto era uma multidão de gente revivendo o momento em que Jesus foi sabatinado julgado e morto pelos judeus.

A Santa Missa foi presidida pelo pároco frei Jorge Luiz Soares OFMConv. e concelebrada pelo vigário frei José Nazareno OFMConv. que, falou sobre o tema do Domingo de Ramos e pediu que a semana fosse vivida que muita intensidade, fé e devoção. “É um momento importante para nossa fé, pois Jesus morreu nos garantindo que voltaria para nos salvar. Precisamos está preparados para essa segunda vinda do Senhor”, ressaltou frei José Nazareno OFMConv, na homília.

As comunidades do distrito de Passé (Santa Rita, São Gonçalo, Nossa Senhora da Encarnação e Mãe Rainha) celebraram o Domingo de Ramos. A caminhada saiu das ruínas de Nossa Senhora da Encarnação e seguiu para a Capela Santa Rita onde foi celebrada a Santa Missa pelo vigário frei Thiago Noronha OFMConv. O momento relembrou a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém e marca a abertura da Semana Santa.

Semana Santa

Na terça-feira (11), acontecerá às 18h30, a Procissão de Encontro com as imagens de Nossa Senhora das Dores, carregada pelas mulheres, com saída da Fonte dos Milagres; e de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelos homens, com ponto de partida da Rua do Passé, no centro da cidade. O ponto de encontro ocorrerá na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, em frente ao Banco Itaú. Em seguida, os fieis seguirão em caminhada para o Santuário onde participarão da Santa Missa. O mutirão de confissões continua na terça-feira, a partir das 19h, no Santuário. O atendimento será por ordem de chegada.

Na quarta-feira (12), a comunidade Virgem dos Pobres, no Malembá, realiza também a Procissão do Encontro. A imagem de Nossa Senhora das Dores será conduzida pelas mulheres, com saída do Convento das Irmãs Franciscanas; e de Nosso Senhor Jesus Cristo, carregada pelos homens, com ponto de partida do Centro de Formação. Os fieis se encontram na Capela Virgem dos Pobres e o encerramento com a benção.

Tríduo Pascoal

Na quinta-feira (13), acontecerá a missa dos Santos Óleos, às 9h, na Catedral São Thomaz de Cantuária, celebrada pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini.

O Tríduo Pascoal inicia na quinta-feira (13), com a missa da Ceia do Senhor e do Lava Pés, às 19h30, no Santuário Nossa Senhora das Candeias e nas comunidades Virgem dos Pobres (Malembá), Santo Antônio (Santo Antônio) e São Maximiliano Maria Kolbe (Urbis II).

Nesta sexta-feira (14), o Santuário realiza a Via Sacra, momento que relembra a Paixão de Cristo, a partir das 9h. Na parte da tarde, às 14h30, os fies se unem para rezar a Novena da Misericórdia. Às 15h, haverá a celebração da Paixão e Morte do Senhor e, logo após, a procissão do Senhor Morto. Na comunidade do Santo Antônio, o Núcleo Familiar Juventude Cristã, realizará a encenação da Paixão de Cristo, às 17h, na Praça Saturnino Barbosa, em frente ao Esporte Clube Candeias.

A Vigília Pascal, no sábado (15), às 19h30, ocorrerá no Santuário Nossa Senhora das Candeias e nas comunidades Virgem dos Pobres (Malembá), Santo Antônio (Santo Antônio) e São Maximiliano Maria Kolbe (Urbis II).

A Missa da Ressurreição do Senhor, no domingo (16), seguirá os horários normais, às 7h, 10h30 e 19h30.

Via Sacra da Juventude

A Via Sacra da Juventude também acontecerá na sexta-feira (14), na cidade de Camaçari, com caminhada às 7h. A saída será da Catedral São Thomaz de Cantuária e seguirá em direção ao Morro da Manteiga. Promovida pelo Setor da Juventude da Diocese de Camaçari e será realizada pela sétima vez. O encerramento contará ainda com a palavra e a bênção solene do bispo Dom João Carlos Petrini.

Pascom- Santuário Nossa Senhora da Candeias