Leite e alimentos arrecadados pelo SAE serão entregues as Obras Sociais Irmã Dulce

Os leites e materiais hospitalares arrecadados durante a ação social do projeto Solidários na Alegria do Evangelho (SAE) serão entregues serão destinados as Obras Sociais Irmã Dulce. Parte dos alimentos será doado também a famílias das comunidades carentes da nossa cidade. Criado em fevereiro deste ano, o SAE tem como principal objetivo ajudar e propagar a palavra de Deus para pessoas carentes, seguindo os ensinamentos do Papa Francisco que nos pede uma Igreja solidária e misericordiosa que leva no serviço aos homens a alegria do Evangelho. O projeto traz o lema “Mãos que dão as mãos e ajudam na partilha do pão”. Segundo o frade, o projeto nasceu em comemoração aos seus 25 anos dos votos religiosos.

O lançamento do projeto aconteceu no último domingo (13), durante a santa missa no Santuário Nossa Senhora das Candeias. A atividade marcou as homenagens em memória pelos 25 anos de falecimento da Beata Irmã Dulce. Logo após a celebração, os fieis saíram em caminhada pelas principais ruas da cidade até a praça Irmã Dulce colhendo alimentos de porta em porta. Na oportunidade, os fieis conheceram um pouco do trabalho realizado pelas Obras Sociais Irmã Dulce, através do relato da Irmã Leonilda do Convento Missionário da Imaculada Conceição Mãe de Deus. No local, os fieis ouviram testemunhos e realizou homenagens ao Anjo Bom da Bahia. “Irmã Dulce dos Pobres. Quanta coragem, quantas situações passara em sua vida, mas arregaçou as mangas no seu hábito franciscano e foi servir os pobres. Ela com sua generosidade, com sua maozinha de Deus dizendo aos seus filhos: ‘estou aqui’. Deus pede a cada um de nós que com esse gesto solidário nós possamos continuar a reproduzir na sociedade”, disse o frei José Nasareno OFMConv.

Anjo Bom da Bahia

Por ocasião de sua Beatificação, ocorrida em maio de 2011, Irmã Dulce recebeu o título de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tendo o dia 13 de agosto como data oficial da celebração de sua festa litúrgica. O significado da data remete a 1933, quando a jovem Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em São Cristóvão (Sergipe). Naquele mesmo ano, no dia 13 de agosto, com 19 anos, ela recebeu o hábito e adotou, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.

Nascida em 26 de maio de 1914, na cidade de Salvador, Maria Rita começou a manifestar interesse pela vida religiosa desde cedo, ainda no início da adolescência. Aos 13 anos de idade, já atendia doentes no portão de sua casa, no bairro de Nazaré. Sempre com muita fé, amor e serviço, o Anjo Bom iniciou na década de 1930 um trabalho assistencial nas comunidades carentes, sobretudo nos Alagados, conjunto de palafitas que se consolidara na parte interna do bairro de Itapagipe, na capital baiana.

Pascom-Santuário Nossa Senhora das Candeias