Homilia de frade destaca a importância de Nossa Senhora para alcançar a luz de Cristo

O jeito simples de celebrar com palavras firmes durante a pregação foram os destaques da celebração do frei Jonaldo Adelino de Souza OFM, de 67 anos, pároco da Paróquia Santo Antônio e guardião do Convento Santo Antônio, em Aracaju- SE, na noite desta quarta-feira (31), no Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias 2018. Com o subtema “A luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque as suas obras eram más (Jo 3,19)”, frei Jonaldo não escondeu o entusiasmo de ter participado da oitava noite da festa e ficou surpreso com a quantidade de pessoas. “Me surpreendi muito com a multidão, com a piedade do povo, dos cânticos das repostas e a devoção.  Fiquei muito empolgada de pela atenção, o povo presta atenção, escuta. O povo vê você, escuta você, o povo tem sede de Deus e você se empolga com a multidão. Fiquei muito gratificado por ter sido e muito empolgada com essa multidão que está toda noite. Isso é bonito e vale a pena dizer a todos”, disse o frade.

Homilia

A breve pregação do frei Jonaldo teve início com alguns questionamentos: “Qual a motivação para ter uma multidão tão grande cada noite diante do altar? O que acontece a cada noite para que a gente venha com tanto vigor, com tanta piedade? O que a gente veio fazer?”. Ele respondeu: “Louvar, bendizer e agradecer a Deus por ter nos dado Nossa Senhora como a nossa Mãe. Nossa Senhora com tantos nomes, de lugares e nome de pessoas, onde o povo coloca como sendo uma só. A gente vem aqui para agradecer a Deus por isso e venera-la. Toda festa, toda essa multidão vem por causa de Deus, de Jesus porque onde está o filho, está a Mãe”, afirmou.

Frei Jonaldo também faz uma referência ao tema do Novenário, afirmando a importância da Virgem Maria para alcançar a luz de Cristo. “A gente tem alguém que nos ajuda, nos orienta, nos aponta para a luz verdadeira: Nossa Senhora das Candeias. Porque nela a gente transformou essa cidade como filho da mãe o mesmo nome das Candeias. Ela não é a luz, ela nos mostra a luz. Ela tem a luz, dela veio e nasceu a luz. Maria dá uma resposta e a palavra se fez carne e habitou entre nós. E a luz nos clareou”, ressaltou.

Última Noite

A última noite do Novenário, que acontece nesta quinta-feira (1º), será celebrada pelo vigário paroquial frei Thiago Noronha OFMConv. A noite tem como subtema: “Eu, a luz, vim ao mundo para que aquele que crê em mim não permaneça nas trevas (Jo 12,46)”. O gesto concreto desta noite será café.

Novenário

Com o tema “Nossa Senhora das Candeias, Dá-nos Jesus a tua luz”, os festejos em honra a Nossa Padroeira acontecem até o dia 3 de fevereiro. No dia 2 de fevereiro, acontece a Missa Solene em honra a Nossa Senhora das Candeias, Padroeira do município, que tem sua data comemorativa neste dia. A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini, às 19h30.