“É Maria que vai nos ensinar as crises da nossa vida”, afirma frei Thiago sobre lidar com as crises

“É Maria que vai nos ensinar as crises da nossa vida”. A frase foi dita pelo frei Thiago na homilia da sétima noite do Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias 2017, celebrada nesta segunda-feira (30). Com o subtema “Cada crise esconde uma boa notícia, que é preciso saber escutar, afinando os ouvidos do coração”, buscou apresentar aos fieis os modos de como lidar com a crise e da forma com ela pode se manifestar. Em mais uma noite, a Praça Nossa Senhora das Candeias se tornou um santuário vivo de esperança, fé e amor a Virgem Mãe das Candeias. “É com muita alegria que volto a fazer a Novena de Nossa Senhora das Candeias. Que com a graça de Deus e a intercessão dela não me falte fé e saúde para voltar todos os santos”, afirmou a paroquiana Gisele Barbosa.

Homilia

Ao falar sobre a crise, frei Thiago destacou que devemos encarar a crise com maturidade e que ela nos propicia o crescimento espiritual. “A crise revela uma fragilidade escondida no coração humano. Nós desconhecemos, muitas vezes, nosso próprio coração, com medo de afrontar essas realidades que existem no meio de nós. A crise não é um tempo de desespero é um tempo para aproveitarmos e crescer com maturidade. Suportando a crise com maturidade, podemos colher muitos frutos e alcançar o crescimento espiritual. A crise me faz rezar de verdade”, refletiu.

Em outro ponto, ele nos mostra que é possível olhar para a Virgem Maria e entender como podemos lidar com a crise. “Olhando Nossa Senhora, aquele momento da Virgem Maria aos pés da cruz, ali nos vamos ver quanta vitalidade, força, dignidade e virtude podemos ver em Maria aos pés da cruz. Onde Maria encontrou tanta força para suportar a dor, a crise, o medo? Ela foi uma mulher provada nas crises, suportou o silencio e as demoras de Deus. É Maria que vai nos ensinar as crises da nossa vida. Olhando o exemplo da Virgem Maria, que vive seus desertos na cruz, na certeza de que não está sozinha, ela nos ensina que assim devemos nos conduzir a nossa vida”, ressaltou.

Frei Thiago aconselha que é preciso ter uma postura de fé para enfrentar as nossas crise. “Se apresente com postura de fé, você é capaz de suportar qualquer coisa, qualquer situação. É o que o Senhor quer de nós. Essa atitude de fidelidade em qualquer situação. Em momento de situação, crise que a nossa fé é provada. Ali veremos se a nossa adesão a Deus é sincera. Perante a crise, ela pode me destruir ou edificar. É uma oportunidade de sermos recriados. Assim é a crise. Tudo depende como você vai enfrentar”, reiterou.

Ouça a homilia completa:

Novenário

Com tema “Nossa Senhora das Candeias, ensinai-nos a viver na família a alegria do amor”, o Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias teve início na última terça-feira (24) e segue até o dia 1º de fevereiro. Na quinta-feira (2), acontece a Missa Solene em homenagem ao dia da padroeira às 19h30. A procissão será na sexta-feira (3), ás 16h.  Durante nove noites, os fieis estarão reunidos no Altar dedicado a Virgem Mãe das Candeias, a poderosa que intercede e alimenta a fé no Cristo Jesus.

31/01 (TERÇA-FEIRA)

Horário: 19h30

Subtema: Saber perdoar e sentir-se perdoado é uma experiência fundamental na vida conjugal

Celebrante: Padre Edson Queiroz Bahia (Paróquia Cristo Ressuscitado- Camaçari)