Dom Petrini convida fiéis a serem bons samaritanos, em missa pela Independência da Bahia

Foi celebrada na tarde deste sábado, 09/07, no Santuário Nossa Senhora das Candeias, a Santa Missa em ação de graças pelos 193 anos da Independência da Bahia. Presidida pelo bipo diocesano Dom João Carlos Petrini e concelebrada pelo pároco da paróquia Nossa Senhora Madre de Deus, Padre Vilauba, e pelo reitor do Santuário, Frei Jorge Luiz Soares, a celebração contou com a presença de centenas de fiéis e autoridades civis.

20160709_161945

Durante a homilia, o bispo lembrou que a Bahia começou sua história antenada no Senhor. “A Bahia nasceu com a confiança em Deus e com os traços da misericórdia”. O bispo exortou a assembleia a converter-se ao Senhor e a ter uma vida que possa valer a pena e que possa abrir caminhos além da morte, “para ter vida eterna na justiça, na verdade e na santidade”.

20160709_164654

Ao falar do evangelho do dia, onde o bom samaritano resgata um homem que estava caído na estrada enquanto outros haviam passado e o deixado no mesmo local, o bispo disse que aquele homem “representa cada um de nós. Tem momentos na vida que nos sentimos caídos na beira da estrada e as circunstâncias nos fazem acreditar que está tudo acabado. E tem muitas pessoas que podem ajudar, mas não ajudam. Mas o samaritano para e cuida. E quem cuida assim de nós é Jesus Cristo, com sua capacidade de chegar a nós, através de outras pessoas, e cuidar de nossas feridas”.

20160709_162044

Dom Petrini também alertou sobre os exemplos seguidos. “No mundo antigo as pessoas se espelhavam na imagem do gladiador, aquele homem forte. Hoje a imagem ideal é a do vampiro. E o que é o vampiro? É aquele que para alimentar-se, suga o sangue do outro. Precisamos encontrar no samaritano a figura real. Aquele que tem misericórdia do próximo”.

20160709_164249

Ao encerrar suas palavras, Dom João sugeriu aos políticos que ajam como bons samaritanos, dando a atenção e praticando o bem com todo o povo. “Povo que foi confiado a nós, pastores. Nós responderemos a Deus. Precisamos retomar o caminho da fé. O caminho que nos coloca a amar o outro por meio do bom samaritano”.

Pascom – Santuário Nossa Senhora das Candeias