Dia de Nossa Senhora das Candeias reúne diversos sacerdotes e emociona fiéis

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

O Novenário de Nossa Senhora das Candeias, na cidade que leva o mesmo nome da Padroeira, terminou na noite desta sexta-feira (2), com a Celebração Eucarística, presidida pelo bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini. Foram nove noites de muito louvor e devoção à Mãe das Candeias, demonstrando – mais uma vez – que o município tem um povo fiel e devoto da Mãe do nosso Senhor.

O altar estava repleto de Sacerdotes, Diáconos, Seminaristas e Leigos, todos reunidos em prol da maior festa católica da região. Um trecho da canção “O milagre desta Comunhão”, do cantor católico de Walmir Alencar ajuda a entender o altar no dia da festa de Nossa Senhora: “Quanto amor existe neste altar! Tanta vida para celebrar. Gente que aqui se uniu, pôs as mãos e o coração. E em cada detalhe veio preparar. Flores para enfeitar, velas para iluminar. Tudo enfim pra celebrar…”

Dom Petrini explicou que tamanho amor a Maria vem do coração das pessoas. “Eu acredito que a festa não é somente um ritual que se repete todos os anos, mas alguma coisa que toca no coração das pessoas. Quando eu me sinto tocado no coração eu fico ligado naquela coisa e não quero perder mais. Se as pessoas continuam vindo anos após anos e depois filhos e netos, passando de geração em geração, isso explica porque a festa de Nossa Senhora das Candeias não é um folclore, um ritual antigo, mas algo que nos interessa. Lá encontramos respostas para as aflições do coração; as esperanças que guardamos; as batalhas que devemos enfrentar; os desafios de cada dia… Então essa é a razão para qual as pessoas continuam vindo”, acredita.

Tamanho amor das pessoas explicado pelo bispo refletiu nas nove noites de celebrações. Pessoas de perto e de longe que pela fé vieram ao município pedir, agradecer, rezar bem próximo da Mãe do Nosso Senhor. Mesmo com problemas de coluna a dona de casa Lourença não perdeu uma noite de festa. “Enquanto eu tiver força meu filho, irei vim. Só se Deus não quiser que eu venha, mas como eu sei que Ele quer, então estou aqui”, brincou.

A expectativa da organização também foi atendida. A cada noite, o público presente não era menos de 5 mil pessoas. Só nas equipes de trabalho, estavam envolvidas aproximadamente 1200 pessoas, divididos em diversos setores: Apoio, Recepção, Liturgia, Trânsito, Comunidade, Romeiros, Procissão, Divulgação, Decoração, Intercessão, Noiteiros, Eventos, Música, Vendas e Lanchonetes.

Procissão

Com a procissão que acontece às 17h deste sábado (3), encerra com chave de ouro o maior momento fé e luz da comunidade cristã. A expectativa é que mais de 11 mil fieis percorram as principais ruas do município em agradecimento e amor à Virgem das Candeias.

Texto: Uilson Victor/Pascom- Santuário Nossa Senhora das Candeias

Comentários: