Decoração do andor de Nossa Senhora chama atenção em sexta noite do Novenário

A belíssima ornamentação do andor de Nossa Senhora das Candeias ganhou destaque nas palavras do bispo emérito da Arquidiocese de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, na celebração da quinta noite do Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias, realizada neste domingo (28). O andor, decorado com flores nas cores rosa e branca trazia mais uma vez a imagem de Nossa Senhora das Candeias, foi carregado por quatro jovens e ao passar pela multidão levava consigo os pedidos de cada fiel.

Ele ressaltou que devemos ornamentar o nosso coração para receber a graça de Deus. “Quero parabenizar vocês por essa belíssima ornamentação. Esse andor está realmente muito bem ornamentado. A Mãe de Jesus e nossa mãe merecem o que vocês fizeram, mas agora queremos ornar não o andor, não o altar, mas querendo deixar bonito o nosso coração para recebermos Jesus Cristo para, portanto, receber o filho de Maria.  Nós queremos deixar o coração limpo, purificado e deus quer perdoar todos os nossos pecado”, afirmou

O subtema da noite foi “Brilhe do mesmo modo a vossa luz diante dos homens, para que, eles vendo as nossas obras, eles glorifiquem ao vosso pai que está nos céus (Mateus 5,16)”. Participando pela primeira do Novenário, o bispo disse, em entrevista a equipe da Pascom, “é a primeira vez que venho aqui, fiquei muito feliz em ver essa multidão”, afirmou o bispo.

Homilia

Na pregação, o bispo nos mostrou a importância de celebrar Novenas como subsídio para enfrentar as dificuldades, cuidar da nossa vida espiritual, além de louvar e agradecer pela Nossa Bem Aventurada Virgem Maria. “Nós realizamos as novenas para pedir perdão, louvar a Deus, para nos abastecer da palavra de Deus na eucaristia dos ensinamentos da igreja. Nós realizamos também as novenas para celebrar a vida dos nossos Santos. E aqui nesta cidade realiza-se essa grande novena para louvar a agradecer a Deus por essa Mãe de Jesus e nossa Mãe que Deus nos concedeu”, destacou.

Ele fez uma relação entre as Leituras das Cartas de Paulo e o subtema de hoje. “Paulo exatamente, nos dá a resposta. Quem quer ir para o céu deve priorizar as coisas de Deus e não as coisas das trevas, O tema de hoje fala exatamente de duas palavras que aparecem com frequência na bíblia sagrada. A palavra treva e a palavra luz. Nesta palavra treva estamos incluídas todas as maldades do mundo: o ódio, a divisão, a violência, a droga, a corrupção e a inveja, o ciúme a preguiça, a falta de participação. E na palavra luz estão incluídas as realidades que nos levam para o céu: a bondade a justiça, a participação na comunidade”, explicou.

O bispo assinalou algumas “trevas” existentes no mundo atual como as drogas e o vício em tecnologia. Além disso, fez uma referência ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano que traz a discussão sobre a violência.

Sexta Noite

Nesta sexta noite do Novenário, que será realizada nesta segunda-feira (29), traz como subtema “Se caminharmos na luz, como ele na luz está, estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo o pecado (I Jo 1,7)”. A celebração ficará por conta do cônego Osmar Júnior- vigário geral da Diocese de Camaçari e pároco da Catedral São Thomaz de Cantuaria (Camaçari). O gesto de caridade será um pacote de macarrão.

Novenário

Com o tema “Nossa Senhora das Candeias, Dá-nos Jesus a tua luz”, os festejos em honra a Nossa Padroeira acontecem até o dia 3 de fevereiro. No dia 2 de fevereiro, acontece a Missa Solene em honra a Nossa Senhora das Candeias, Padroeira do município, que tem sua data comemorativa neste dia. A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini, às 19h30.

Pascom- Santuário Nossa Senhora da Candeias