Corpus Christi: Sob chuva forte, fieis celebram Jesus Eucaristíco

Na manhã chuvosa desta quinta-feira (31), os fieis da Paróquia Nossa Senhora das Candeias celebraram o dia de Corpus Christi. Presidida pelo pároco frei Jorge Luiz Soares OFMConv., a celebração remete a instituição do sacramento da Eucaristia na nossa igreja. O altar montado no largo do Santuário Nossa Senhora das Candeias, foi decorado nas cores branco e amarelo em alusão ao dia festivo. “A liturgia que ouvimos hoje nos faz refletir sobre a presença de Jesus na Eucaristia”, ressaltou o frei.

Na homilia, ele destacou que a Eucaristia é a aliança que Deus firma com o povo. “Nós somos projetados para a vida eterna. É justamente isso que Jesus faz. Entrega seu corpo e o seu sangue exatamente como meio pelo qual Deus estabelece de uma vez por todas uma aliança com o seu povo”, explicou o frade.

Contudo, o frei Jorge nos alertou que viver o sacramento da Eucaristia é também necessário estar em comunhão com o irmão e que devemos praticar a União. “Não podemos ser homens e mulheres que buscamos renovar a cada missa que participamos este sacrifício da nova e eterna aliança, renovando, portanto, esse compromisso de unidade entre nos seres humanos e o próprio Deus e vivermos a nossa vida dentro daquilo que é elementos que promovem a desunião. São Paulo nos chama atença para que nós passamos a cada eucaristia que celebramos uma revisão da nossa vida”, reiterou.

Procissão

Logo após a Santa Missa, os fieis saíram em procissão pelas ruas da cidade com o Santíssimo Sacramento. A chuva forte desta manhã não atrapalhou a caminhada, dando um testemunho de fé e amor ao Nosso Jesus Eucarístico. Fachadas das casas se enfeitaram para receber o Jesus Eucarístico. Ao final, o frei José Nasareno OFMConv. deu a bênção do santíssimo aos fieis. “O que fizemos debaixo de chuva é um testemunho da nossa fé”, finalizou o pároco.

Corpus Christi

O Corpus Christi que significa “Corpo de Cristo” é uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. Além de celebrar o Santíssimo Sacramento, os cristãos costumam ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa.