CORPUS CHRISTI: “A Eucaristia não pode ser sentimento, mas alimento”, exorta frei Francisco

Considerada uma das principais datas para os católicos, a celebração de Corpus Christi levou milhares de pessoas a Praça Nossa Senhora das Candeias nessa quinta-feira (15), para louvar e adorar o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo através da Santa Eucaristia. Mesmo com tempo bastante nublado e com chuva, os fiéis não arredaram os pés do local da missa, presidida pelo pároco da cidade, frei Jorge Luiz Soares OFMConv., tendo como concelebrantes os vigários Frei Francisco Nascimento OFMConv. e José Nasareno de Souza OFMConv.

O momento marcou também o encerramento do Cerco de Jericó. Durante esse período, o Santíssimo Sacramento ficou exposto para adoração durante 24 horas em oito comunidades e no Santuário Nossa Senhora das Candeias.

Em sua homilia, o frei Francisco Nascimento, falou sobre o que realmente significa o dia de Corpus Christi e apresentou diversos exemplos de santos da igreja que reverenciaram a Santa Eucaristia. “A eucaristia não pode ser sentimento, mas alimento. O Papa João Paulo II disse que, quem recebe a santa eucaristia não pode continuar sendo a mesma pessoa”, citou. O frade falou também de Santo Antônio de Pádua quando o mesmo andou com a hóstia e um jumento ajoelhou-se diante da espécie sagrada, dentre outros nomes de destaque da Igreja Católica.

Durante a homília, o Frei Francisco citou também pensamentos de Santo Agostinho, pensador da igreja que tem a famosa frase relacionada à eucaristia. “Tem cheiro e gosto de pão, mas não é pão. Tem cheiro e gosto de vinho, mas não é vinho”. E encerrou dizendo que sem a eucaristia não existe igreja católica, e citou a passagem bíblica do Evangelho de João (6:55): “Minha carne é verdadeira comida e meu sangue verdadeira bebida”.

Depois da celebração eucarística, os fiéis seguiram em procissão pelas ruas 15 de novembro, Missionários, Cruzeiro, Esperança, Rua do Passé e Praça Doutor Gualberto Dantas Fontes, encerrando em frente ao Santuário, onde o Santíssimo foi recebido pela comunidade com palmas e muita reverência ao Sagrado. No altar, frei Jorge Luiz OFMConv., deu a benção final aos presentes que acompanhou todo ritual litúrgico de Corpus Christi.

De acordo com a organização mais de duas mil pessoas participaram da celebração.