“Como é bom ver os irmãos unidos debaixo desta proteção divina”, afirma frei Nasareno sobre o Novenário

Velas acesas abriram passagem para a imagem de Nossa Senhora das Candeias dando início, nesta sexta-feira (27), a quarta noite do Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias 2017. Celebrada pelo vigário paroquial frei Nasareno Santos OFMConv., a novena teve como subtema “Para amar os outros, é preciso amar a si mesmo”. Movidos pela fé a Virgem das Candeias milhares de fieis lotaram a Praça que leva seu para pedir e agradecer pelas graças alcançadas. “Como é bom ver os irmãos unidos debaixo desta proteção divina, neste santuário aberto, onde aqui somos uma só família. Aqui viemos movidos pela fé, pela religiosidade ocular. É o tesouro mais usado e preciso para a vida da igreja e da comunidade”, afirmou frei José Nasareno OFMConv.

Homília

O convite a rezar pelas famílias foi o clamor feito pelo frei Nasareno ao fieis na maior parte da homília. A sua reflexão buscou trazer pensamentos partilhados pelos papas Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco sobre a importância do amor entre a família. “Quando o Papa Bento XVI vai dizer sobre da intrínseca força do amor que está no crucificado, não existe se não houver entrega.  O ícone do amor é a família que se entrega tal como Cristo se entregou a sua esposa, a humanidade da igreja”, ressaltou.

O amor também se destacou na reflexão onde reiterou que é preciso amar o outro sem interesses. “O amor não busca seus próprios interesses. Quando se ama por interesse, nós estamos, podendo assim dizer, cometendo o próprio esfriamento ou então morte súbita desta fonte. Nós estamos atropelando e causando uma tragédia quando amor que devíamos promover para o outro prontos a amar o outro, não se baseia em uma doação gratuita ou em reciprocidade, com jogo de interesses. Para nos amarmos o outro é preciso olharmos e perguntar a minha fonte que é Deus, Deus a quem eu busco jamais secará”, disse o frei.

Em outro ponto, ele chama atenção para a união da família. “A família embora, algumas diversidades culturais, não são ilhas, não devem viver como um hiato. Nenhum ser humano vive para si mesmo. Nós vivemos para o outro. Daí a importância de cuidarmos e cultivarmos o bem da família”, afirmou.

Na reflexão, o frei nos relembra que devemos tomar a Virgem Maria como exemplo para ser seguido. “Queremos fazer da igreja, da paróquia esta casa escola de comunhão para reaprender do mestre Jesus do amor que não se esgota, que está na eucaristia, do amor que habitou no seio da Virgem Maria, a primeira casa do Senhor, como diz São Francisco de Assis. Levem para vossa casa esta maestrina, esta Senhora, sem medo, com mais convicções de carregar o terço, de vestir a camisa do novenário de acender uma vela e testemunhar para todos que de Candeias continua amando porque ela nos traz Jesus”, finalizou.

Novenário

Com tema “Nossa Senhora das Candeias, ensinai-nos a viver na família a alegria do amor”, o Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias teve início na última terça-feira (24) e segue até o dia 1º de fevereiro. No dia 2 de fevereiro, acontece a Missa Solene em homenagem ao dia da padroeira às 19h30. A procissão será no dia 3 de fevereiro (sexta-feira), ás 16h.  Durante nove noites, os fieis estarão reunidos no Altar dedicado a Virgem Mãe das Candeias, a poderosa que intercede e alimenta a fé no Cristo Jesus.

28/01 (SÁBADO)

Horário: 19h30

Subtema: O amor abre os olhos e permite ver melhor, além de tudo, quanto vale um ser humano

Celebrante: Dom Sérgio Castriani (Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Manaus- Amazonas)