Celebração eucarística inicia comemorações pelos 25 anos das Irmãs franciscanas na Paróquia

Uma missa no Santuário de Nossa Senhora das Candeias, que será celebrada nesta sexta-feira (15), às 19h30, marca o início das comemorações pelo Jubileu de Prata da chegada das Irmãs Franciscanas a Paróquia Nossa Senhora das Candeias. A celebração será presidida pelo ex-vigário paroquial frei Nicolau Mikolajczuk OFMConv.

Outras celebrações eucarísticas acontecerão neste mês de setembro e outubro para marcar a passagem dos 25 anos das Irmãs Franciscanas.  Na programação, será celebrada uma missa no dia 24 de setembro, às 7h, na Igreja de São Francisco de Assis.

Tríduo

O tríduo preparatório para o Jubileu de Prata terá início no dia 19 de outubro, com celebração da Santa Missa, às 19h,  na Capela Virgem dos Pobres, no bairro do Malembá, presididas pelos ex-párocos frei StanislaW Oceteck OFMCon e frei Pedro Rogério OFMConv. No dia 20, a santa missa é celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio. No dia 21, a missa será presidida pelo pároco frei Jorge Luiz Soares OFMConv.  A missa solene acontecerá no dia 22 de outubro, às 8h, com a presença do bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini.

Irmãs Franciscanas

A proposta de receber as Irmãs Franciscanas em Candeias foi do então Cardeal e Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Lucas Moreira Neves, que após um encontro com a Madre Geral da Ordem das Franciscanas Terciárias, falou da necessidade da realização de trabalhos missionários de caridade no Brasil. A chegada das primeiras religiosas à Paróquia aconteceu em 1992.

Nesse período foi criado foi fundado o Convento das Irmãs Franciscanas Terciárias Regulares de Todos os Santos. A casa das Irmãs em Candeias é o local onde são recebidas postulantes (que estão na primeira etapa de formação, a do conhecimento) e as aspirantes (que estão na segunda etapa, a do discernimento). Atualmente, a Ordem possui convento nas cidades de Candeias, Salvador e Paulo Afonso e em Santos (São Paulo).

Além do trabalho de formação religiosa, as Irmãs Franciscanas realizam diversas atividades para ajudar a comunidade local, dentre elas, a alfabetização de crianças, com a Escola San Manetto. Além disso, muitos jovens fazem cursos de computação, artesanato e dança, ensinados por professores contratados, que são pagos com doações da paróquia e da comunidade local.