Ano Litúrgico Diocesano vai estimular o Sacramento da Eucaristia

A Diocese de Camaçari vai celebrar entre os dias 25 de novembro de 2018 e 30 de novembro de 2019, o Ano Eucarístico Diocesano. O tema “Caminhamos na Estrada de Jesus” foi anunciado durante a Assembleia Diocesana, realizada no último sábado (24), no Centro Diocesano São João Paulo II. Ao longo do ano, diversas atividades serão realizadas nas paróquias como momentos de estudos, encontros nas famílias, momentos de adoração e vigílias que levam a refletir a importância de celebrar a Eucaristia.

O encontro que contou com a presença do bispo diocesano Dom Jõa Carlos Petrini, além de padres, seminaristas, religiosas, leigos e representantes das pastorais, movimentos e organismos eclesiais de todas as Paróquias da Diocese de Camaçari, foi divulgada a carta que será utilizada como base para as atividades diocesanas. (CONFIRA A CARTA ABAIXO)

Para marcar a celebração do Ano Eucarístico, está prevista a realização da Festa Eucarística, marcada para acontecer no dia 14 de setembro, e o I Congresso Eucarístico Diocesano no dia 09 de novembro e a conclusão no dia 30 de novembro.

“D I O C E S E  D E   C A M A Ç A R I  –  B A H I A

ANO DA EUCARISTIA

Caminhamos na estrada de Jesus

Nov. 2018 a Nov 2019

Prezados irmãos Sacerdotes, Diáconos, Agentes de Pastorais e Catequistas, caríssimas Famílias e Jovens, Prezadas Comunidades Novas e Movimentos,

Tenho a satisfação de anunciar o Ano da Eucaristia da Diocese de Camaçari, que começa no dia 25 de novembro de 2018, com a publicação deste anúncio e terminará no dia 30 de novembro de 2019, com a Festa de encerramento.

O ano da Eucaristia tem como finalidade compreender melhor o significado e as consequências do fato que Jesus Cristo, morto e ressuscitado, vitorioso sobre o mal e sobre a morte, tenha decidido tornar-se presente na nossa vida e na sua Igreja através do Sacramento da Eucaristia. Graças à Eucaristia que Ele instituiu, temos acesso a todos os benefícios que essa Presença quer nos doar, para podermos fruir da beleza, da alegria e da paz que Ele nos traz.

O Ano da Eucaristia tem como tema: CAMINHAMOS NA ESTRADA DE JESUS e se realizará através de atividades de estudo e reflexão, de oração e adoração, de caridade fraterna, de celebrações comunitárias e festas.

Todos vocês estão convidados a participar de maneira intensa e criativa deste Ano Eucarístico Diocesano, que servirá como motivo para crescermos como comunidades fraternas e para podermos testemunhar, com espírito missionário, a todos os amigos, vizinhos, colegas a riqueza que Ele traz à nossa vida e quanto é conveniente para nós estarmos unidos a Ele.

Deus abençoe a cada um e a cada uma, a suas famílias, a todas as comunidades e paróquias, às autoridades públicas de nossos municípios para que vivam e promovam a alegria e a paz em Cristo Jesus, em todo este ano da Eucaristia.

+João Carlos Petrini

Bispo de Camaçari BA

Presidente do Regional NE3 da CNBB”