Amor e devoção a Virgem Maria reúnem paróquias da Diocese de Camaçari

Em comemoração aos 300 anos da Aparição de Nossa Senhora Aparecida, a Diocese de Camaçari realizou neste domingo (17), o Grande Dia Mariano, na cidade de Camaçari. Com o tema “Com Maria, o vinho da alegria não falta (CI, Jo 2)”, a festa mariana reuniu todas as paróquias que compõem a Diocese de Camaçari e faz parte do Ano Nacional Mariano instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Realizado simultaneamente em seis espaços, a festa mariana com palestras, pregação, louvor e adoração. O amor e a devoção à Virgem Maria mobilizaram mais de cinco mil pessoas na festa. “Maria é a medianeira de todas as graças. Quem diz que ama o evangelho, ama Nossa Senhora”, disse o bispo Dom João Carlos Petrini, que utilizou trechos do Evangelho como Nascimento de Cristo e o milagre das Bodas de Caná para definir o Deus a Virgem Maria. “Foi possível a realização de grande acontecimento, a vinda de Deus na nossa realidade carnal, na nossa humanidade. Ela é importante porque Deus a escolheu para ser o ponto da sua chegada na nossa realidade humana. Deus se fez carne no ventre da Virgem Maria”, ressaltou o bispo.

As paróquias Nossa Senhora das Candeias, São Francisco de Assis, São Gonçalo- São Francisco do Conde- e Paróquia Sagrada Família- Madre de Deus- que fazem parte da forania Sagrada Família, ficaram concentradas no Instituto Federal da Bahia (IFBA).  Mais de 2 mil pessoas se reuniram para celebrar a aquela que disse SIM aos prodígios do Senhor. “A mensagem principal que fica é nos sentirmos um, enquanto comunidade, igreja local, que é a diocese, sobretudo fortalecido por esse vinculo que é o amor a Nossa Senhora”, afirmou o pároco da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, frei Jorge Luiz Soares OFMCOnv.

Após o almoço, os fieis se juntaram as outras paróquias da Diocese e saíram em procissão pelas ruas da cidade onde participaram da Santa Missa, na praça da Catedral São Thomaz de Cantuaria, no centro da cidade, celebrada pelo bispo Dom João Carlos Petrini. As ruas do centro de Camaçari ficaram repletas de amor e fé com cânticos de louvor entoados pelo Ministério Paráclito em louvor a Mãe de Deus. O encerramento contou com o show da banda católica Obra de Deus.

Para o missionário Júnior Pereira, membro da comunidade Kadosh, da cidade de Dias D’Ávila, a celebração a Virgem Maria nos ajuda a crescer espiritualmente. “Essa festa em honra a Nossa senhora nos engrandece espiritualmente, nos fortalece. A diocese deve caminhar junto. Essa é a alegria. Isso é que nos irmana, estarmos juntos como Nossa Senhora estava com os apóstolos”, disse Júnior Pereira.

Ano Mariano

Instituído no dia 12 de outubro de 2016 pela CNBB, o Ano Mariano celebra o jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Desde 2014, as dioceses do Brasil se preparam para esta comemoração, recebendo a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Na mensagem divulgada no dia 11 de outubro de 2016, a entidade destaca que a celebração dos 300 anos é uma “grande ação de graças”.