Amor, devoção e desejo pela família marcam primeira noite do Novenário

O amor, a devoção e o desejo vivo pela família. Esses sentimentos resumem a abertura de mais um Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias, realizada nesta terça-feira (24). Milhares de devotos se reuniram em verdadeiro santuário a céu aberto, para pedir e agradecer pelas graças alcançadas por intercessão da Virgem das Candeias. Decorada com flores brancas e rosas, a imagem da santa foi carregada pelos fieis até ao altar. Uma chegada digna de uma rainha!

“Essa primeira noite teve a sua importância porque responde de alguma maneira a expectativa do povo iniciar essa novena que é tão querida, tão esperada, tão desejada pela nossa comunidade. A nossa comunidade participa como um grande acontecimento. Isso gera descontração, alegria, ansiedade e que depois eclode no momento da celebração. Estamos muito felizes em ver que a comunidade vive de fato a sua fé, espera esse momento como ato de fé, e celebra a fé justamente na padroeira de maneira festiva, alegre e descontraída”, afirmou o pároco frei Jorge Luiz Soares OFMConv.

A primeira noite foi celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Almeida que não se cansou em exaltar a devoção em Nossa Senhora das Candeias. Para reflexão foi abordado o subtema da noite: “Apesar da crise no matrimônio é vivo o desejo de família”. “É a primeira vez que celebro no Novenário. A emoção é sempre a mesma. Ela é o motivo da nossa homenagem. Ela abre o coração para nosso filho Jesus”, disse o bispo Dom Marco Eugênio.

Reflexão

Na homília, o bispo apontou quatro tópicos importantes da vida cristã, ressaltando a importância do sacrifício e da Virgem Maria. Relacionado ao sacrifício, ele discorre sobre o sentido para a fé cristã na busca pela salvação. “O que faço de sagrado para agradar a Deus? Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. A vontade do Pai é a salvação de todos os homens. Deus entra na nossa história e se faz humanidade. E ele ao se fazer humanidade, capacita a humanidade para a salvação, a viver a vontade do Pai (…) Para se fazer o sacrifício para agradar o pai, é preciso mergulhar em Cristo. Humanidade com Deus é respeitar os sacramentos”, refletiu.

A aparição da Virgem Maria nas Sagradas Escrituras foi lembrada pelo bispo que citou passagens bíblicas ao explicar sobre o seu papel na história da fé cristã. Sobre Nossa Senhora ele pediu que o fiel “lance o olhar sobre Nossa Senhora e peça por todos nós que ainda precisam descobrir a luz”.

Ele lembrou que a crise no seio familiar está ligada a falta do amor de Deus. “A crise que nós estamos enfrentando na nossa família é fruto do nosso orgulho e da ausência do amor de Deus (…) A crise está na imposição da falta de fidelidade, na incapacidade de se manter fiel”.

Novenário
Este ano, o Novenário 2017 tem como tema “Nossa Senhora das Candeias, ensinai-nos a viver na família a alegria do amor”. Durante nove noites, os fieis estarão reunidos no Altar dedicado a Virgem Mãe das Candeias, a poderosa que intercede e alimenta a fé no Cristo Jesus.

25/01 (QUARTA-FEIRA)

Horário: 19h30
Subtema: Se os pais são como que os alicerces da casa, os filhos constituem “as pedras vivas” da família
Celebrante: Frei João Benedito F. de Araújo (Pádua- Itália)