Abraço do Pai: Louvor e adoração marcam encerramento da Semana da Família

As orações em prol das famílias encheram a capela Nossa Senhora de Fátima, neste domingo (2), com o Abraço do Pai. Após uma semana de reflexões acerca do tema, o momento marcou o enceramento da Semana da Família da Paróquia Nossa Senhora das Candeias. Este ano, a Semana da Família tem como tema central “O Evangelho da família, alegria para o mundo”, baseado na exortação do Papa Francisco “Amoris Leatitia (Alegria do Amor – Sobre o Amor na Família- Tradução Livre)”. O período faz um chamado para o acolhimento e entender a família sob a ótica cristã.

O dia festivo teve início às 8h, com a pregação do frei José Nasareno OFMConv. que explanou o tema Fraternidade e a superação da violência na família. Ele disse que é necessário “Família precisa de um berço. Se a família vai mal, o mundo vai mal. Precisamos estar atentos a isso”

Em outro momento o frade destaca o quão é importante a oração em familia. “Na nossa casa, devemos ter um oratório. Devemos votar para dentro da nossa casa, no nosso oratório”, ressaltou.

Frei Nasareno falou também sobre o poder do perdão e da compreensão. “Dar a bênção é dizer que Deus te sara, deia te cure, te liberte. Vamos construir uma nova historia com a família: amando, perdoando e dialogando. Família é isso. Temos que estar junto para lucrar a bênção mais de perto”, finalizou.

Após a pregação, houve também o momento de louvor e adoração com a passagem do Santíssimo Sacramento.

ALEGRIA NO AMOR
Na parte da tarde, o diácono Aílton Matias fez uma reflexão acerca do tema da semana Nacional da Família. Ele pontou que a Sagrada Família nos deixa três ensinamentos. A Sagrada Família vai nos ensinar três coisas importantes. O Escutar, o Acolhimento e a Obediência”, afirmou o diácono.

Segundo Matias, em um dos ensinamentos deixado pelo Papa Francisco, ele nos mostra que a Família é sempre uma boa notícia. “A família é a boa notícia para o mundo de hoje. E como um bem, um dom de Deus. A notícia que o Papa nos trouxe é essa. Família não é problema, crise o dom para a alegria humana”, disse.

Ao final, foi celebrada a santa Missa pelo pároco frei Jorge Luiz Soares OFMConv. Que pontou sobre a importância da família para a sociedade. “Este o encerramento do Abraço do Pai aonde somos convidados a refletir o quão é importante o exemplo de família para a sociedade de hoje. Uma família cristã é chamada a ser um sinal testemunho no meio desta sociedade para que possa perceber aquilo que é a palavra de Deus, como luz na escuridão”, finalizou o pároco.

SEMANA DA FAMÍLIA

A Semana Nacional da Família teve origem em 1992 como resposta à necessidade de defesa e promoção da família, cujos valores, são agredidos na sociedade e é realizado a partir do segundo domingo de agosto, em sintonia com o Dia dos Pais. Trata-se de um momento forte no qual a Pastoral Familiar se articula com as demais pastorais da Igreja para evangelizar a família na globalidade dos seus aspectos e realidades.