Orações e procissão celebram 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima

Os católicos do mundo inteiro se unem, neste sábado (13), em oração para comemorar os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima. Na capela erguida em homenagem a santa no bairro do Triângulo, as celebrações iniciam às 5h com a alvorada de fogos e a Oração do Ofício de Nossa Senhora.

Além das orações, os devotos participam da procissão pelas principais ruas da cidade, às 17h, carregando a imagem de Nossa Senhora de Fátima. A caminhada terá inicio as 16h30 com a oração do Terço no Santuário Nossa Senhora das Candeias. A saída ocorrerá do Largo da Igreja Matriz. A Santa Missa de encerramento dos festejos a Nossa Senhora de Fátima.

O momento encerra em grande os festejos em honra a Virgem de Fátima que começou no dia 4 de maio. Este ano, o novenário teve como tema central “Maria: modelo de fidelidade a Deus e ao Evangelho!”.

Aparições

As aparições de Nossa Senhora em Fátima começaram no dia 13 de maio de 1917, e tiveram como protagonistas as crianças Lúcia de Jesus, de 10 anos, e seus primos Francisco e Jacinta Marto, de 9 e 7 anos que pastoreavam um pequeno rebanho, na Cova da Iria, freguesia de Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém.

Segundo relatos da época, Nossa Senhora teria aparecido várias vezes para as três crianças entre maio e outubro. No dia 13 de outubro, uma multidão teria presenciado o chamado Milagre do Sol, quando, repentinamente, uma chuva que caía cessou e as roupas das pessoas secaram instantaneamente.

As aparições deram origem ao santuário, considerado um dos mais importantes do mundo e centro de propagação da devoção mariana.

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima nasceu a partir da devoção à Virgem de Fátima. No local onde Nossa Senhora apareceu para as três crianças foi construída uma capela, hoje conhecida como Capelinha das Aparições.

Pascom-Santuário Nossa Senhora das Candeias